sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SAUDADE? SIM! - SAUDOSISMO? NÃO!


Em 1934, o compositor João de Barro, nos brindou com uma linda marchinha, cantada pela saudosa Carmem Miranda, “Primavera no Rio”.

Os seus versos, falam de uma cidade tranquila, que amanhecia cantando, onde os namorados podiam sair despreocupadamente para passear, pelas praças e jardins floridos. O compositor falava de um Rio que ainda não conhecia a violência, que hora ocupa a nossa cidade, que apesar de tantos problemas ainda teima em ser Maravilhosa.
O Rio amanheceu cantando
Toda a cidade amanheceu em flor
E os namorados vem pra rua em bando
Porque a primavera é a estação do amor
Rio
Lindo sonho de fadas

Noites sempre estreladas
E praias azuis
Rio
Dos meus sonhos dourados
Berço dos namorados
Cidade da luz
Rio

Das manhãs prateadas
Das morenas queimadas
Ao brilho do sol
Rio
És cidade desejo
Tens a ardência de um beijo
Em cada arrebol


Infelizmente, a cidade do Rio de Janeiro, já não amanhece sonhando. Pesadelos assustam os cariocas, provocados por tiros, balas perdidas, roubos e mortes.
Hoje dia 2 de outubro de 2015, o Rio amanheceu chorando com a morte de mais um policial, outros feridos incluindo trabalhadores, resultado de um confronto dos agentes da Lei com meninos (crianças), que não estavam brincando, aproveitando a infância, mas lutando como soldados em uma guerrilha. Este confronto resultou em escolas fechadas, aulas interrompidas e tristeza.
Com saudade, mas sem saudosismo, estamos sobrevivendo numa cidade onde as flores estão murchando enquanto seus moradores choram. As praias azuis estão ameaçadas pelos arrastões, e os sonhos dourados podem ser interrompidos a qualquer momento atingido por uma bala perdida.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário