segunda-feira, 5 de outubro de 2015

BULLYING NA TELEVISÃO!

Os programas “tipo” vídeocassetadas, se espalharam por quase todas as emissoras de televisão do Brasil e talvez do mundo. Por que esse tipo de atração é tão aceito pela sociedade? Cenas de tombos, acidentes envolvendo crianças, idosos, situações jocosas e perigosas onde a vida aparece em constante risco físico, moral e psicológico.

Além das cenas, os apresentadores destes vídeos, se encarregam de reforçar o acontecimento, incluindo observações jocosas transformando um fato que deveria ser visto com humanidade, em algo para servir de deboche, fazendo a desgraça alheia transformar-se em piada.

O riso provocado por cenas de filmes, criados para divertir, é diferente daquele   que acontece diante de uma realidade. Rir pela provocação de comediantes é até saudável, mas quando nos divertimos às custas da desgraça alheia é desumanidade. Tratar com ironia, zombaria e sarcasmo, acidentes que causaram malefícios à vítima é crueldade.
 
Talvez esse tipo de programação ajude a aflorar a nossa incivilidade. Apesar de sermos classificados como animais racionais precisamos de reforço para que possamos crescer e nos desenvolvermos como cidadãos civilizados.
 
Educação ampla, total e irrestrita nas famílias, nas escolas, comunidades e na sociedade é extremamente necessário para que possamos, realmente nos apresentarmos como racionais. Quando há falhas na educação, acontecem os preconceitos e o com ele o bullying.

O excesso de programas que desvalorizam não só a vida, mas também questões que envolvem moral e ética, são sérios problemas para o desenvolvimento de amor ao próximo. Nossas crianças e jovens estão sendo submetidos constantemente às videocassetadas e aos reality shows.
 
Neste último, a traição, a mentira, o sexo explícito, a promiscuidade, a falta de higiene, o alcoolismo são apresentados em doses diárias. Através dos realitys, é ensinado as formas mais animalescas para se conseguir ganhar um jogo, onde o vencedor é aquele que demonstra a maior falta de  escrúpulos para chegar ao  prêmio em dinheiro, fama e tratamento de herói.
 
As videocassetadas e os reality shows são universidades para a diplomação em bullying e pela desumanização da espécie humana. Mesmo que tentem explicar que tudo isso faz parte do novo século, que o mundo mudou e caminhamos rumo a novos tempos, precisamos refletir sobre “que seres humanos estamos preparando para este novo mundo?”
Vale uma boa reflexão!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário