domingo, 4 de outubro de 2015

ÍNDIOS? QUE ÍNDIOS?

Quando o Senhor Cabral, aqui chegou, maravilhou-se com a nova Terra. Com a velocidade que à época permitia, escreveu ao reino que neste paraíso, tudo que se plantasse, germinaria. Acredito, que o jovem navegante, não disse para o seu rei, que a nova terra tinha dono, era habitada, vários grupos de homens, mulheres, jovens, crianças e idosos aqui viviam. Que eles possuíam religião, cultura, idioma, trabalham a terra, plantavam e pescavam. Havia uma organização com regras e leis, da mesma forma dos países do velho continente.
Porém, apesar da beleza cultural desse povo, eles em comparação com o restante do mundo, pareciam ingênuos. Infelizmente, Cabral e seu grupo, aproveitando-se desta característica, usando de astúcia e muita ganância tratou de iniciar a destruição daqueles que até hoje chamamos de índios.
O tempo passou, e a herança maldita dos colonizadores, perpetuou-se numa epidemia que dizimou as populações indígenas brasileiras. Doenças, estupros, assassinatos, escravidão, corrupção entre outros males ainda são questões atuais.
Muito da herança das populações indígenas ainda sobrevivem na nossa cultura, como na culinária. Outro importante legado pode ser visto nos nomes de muitas cidades espalhadas pelo Brasil, como: Votuporanga, Acajutiba, Capivari, Aporá, Sorocaba, Itu, Arapiraca, Gravataí, Botucatu, Araraquara, Jaú, Bertioga e Itapemirim entre tantas outras que marcam no mapa brasileiro a existência de povos, os verdadeiros donos desta Terra, chamada Brasil.
Em cada nome de um município, fica eternizada a presença dos nossos ancestrais, os donos da Terra, onde segundo o escritor da expedição de Pedro Álvares Cabral, era um Jardim do Éden.
Atualmente, os conflitos entre brancos e índios continuam, e os poucos indígenas que sobreviveram, alguns ainda vivem em condições precárias. No relatório publicado pela ONU em 2010, aponta para as mulheres indígenas, onde uma em cada três é estuprada. Suas vozes são sufocadas, pois as leis de proteção às mulheres brasileiras não chegam até os grupos indígenas, cujas meninas  são alvo de traficantes.

O dia 19 de abril está marcado no calendário, como sendo o DIA DOS ÍNDIOS.
Índios? Que índios?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário