sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O BRASIL FAZENDO ENEM

Dias 23 e 24 de outubro de 2015, o Brasil será examinado através das provas do ENEM. Mais do que alunos e alunas, são brasileiros que estarão sendo submetidos às mais variadas questões de conhecimentos gerais.

O que pensa, como escreve, o que conhece, o que leu e o que aprendeu ou apreendeu, os diversos brasileiros. Índios, brancos, negros, nisseis, mestiços, ricos, pobres, estudantes da rede pública, escolas particulares, religiosas, alunos com deficiência física e com deficiência em conteúdo pedagógico. Alunos que tiveram as aulas interrompidas pela luta entre traficantes e policias, os que frequentavam aulas sem merenda e os que andavam léguas à pé para estudar em escolas sem condições estruturais também estarão lutando por uma vaga. Os alunos dos cursinhos preparatórios, onde os professores utilizam as mais variadas metodologias para encantar os alunos e os estudantes que estudaram com professores que só dispunham de sua voz, um quadro e ainda um pedaço de giz. Todos estarão buscando uma vaga no ensino superior,
lutando em desigualdades de condições.
Sábado e domingo, em todo Brasil, famílias se reunirão em torno de seus sonhos e dos sonhos de seus filhos. A maratona, longa e cansativa, terá como finalidade selecionar:
Os melhores em conhecimentos pedagógicos?
Os mais resistentes, isto é, os que conseguiram chegar ao ENEM, apesar dos mais altos obstáculos?
Os mais resistentes (fisicamente e intelectualmente) para aguentar muitas horas de provas?
Os mais estudiosos?
Os mais fortes? Os mais corajosos?
Como podemos classificar os aprovados? E os reprovados?
Por que tantos não conseguem resistir à maratona ENEM e tombam pelo caminho?
Mais do que avaliar os aprovados (que são a minoria dos inscritos) é fazer uma avaliação dos reprovados. Seria interessante e de grande valor, pesquisar os que não conseguiram a tão sonhada vaga. E também, por que os provenientes de classes rica e média conquistam os espaços nas universidades públicas?

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Brasil será avaliado através do ENEM, o ensino público municipal, o estadual e o federal, receberão notas, que serão comparadas às notas das unidades de ensino particular.
Há anos que as escolas mantidas pelos governos são reprovadas. Por que?
Dias 23 e 24 de outubro, o Brasil será avaliado: a presidente, os governadores, os prefeitos, os vereadores, os deputados, os senadores, os ministros e todos os que compõem a máfia política brasileira serão reprovados. Mas, seus filhos e descendentes, com certeza serão aceitos e estarão estudando fora do Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Por que?
Mais um ENEM, mais reprovados e aprovados. Mais lágrimas e sorrisos. Mais desilusões. Mais sonhos desfeitos e sonhos a serem realizados.
Para os que conseguirem aprovação – parabéns!
Aos que ficaram fora da lista, não deixem de sonhar. Acreditem que se existe culpa para a sua reprovação, ela não é inteiramente sua. Continue a estudar e a lutar, não desista nunca de sonhar!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário