segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CRIANÇA! Dias e dias, das crianças!

Quando nasce uma criança, com ela “nasce” a esperança de um novo cidadão ou cidadã. Um específico patrimônio genético deverá ser desenvolvido ou traduzido, dependendo de como o meio ambiente agirá sobre ele.
Os alimentos são a base da construção deste novo organismo. Proteínas, vitaminas, cálcio, ferro e muitos elementos serão indispensáveis para que o código genético seja bem traduzido. Além disso, educação e cultura e principalmente amor.
Hoje, dia 12 de outubro, quando se comemora o dia da criança, com presentes e brincadeiras, também deve ser um dia de reflexão: “o que o mundo está oferecendo às suas crianças?”
Na África, as imagens são assustadoras, a falta de alimentos destrói patrimônios genéticos, impedindo que novos seres se desenvolvam adequadamente. Na Europa, milhares de refugiados, entre eles muitas crianças sofrem com o medo da guerra. Seus códigos genéticos também irão ser atingidos provocando alterações do seu real desenvolvimento.

Outros grupos humanos, também sofrem pela ação indevida do meio ambiente, que interfere principalmente no desenvolvimento de seus descendentes. Aqui no Brasil, crianças indígenas, crianças das cidades atingidas pela seca, crianças cujas famílias tiram seu sustento dos lixões além das que sofrem pelo abandono social vivendo nas ruas, entre drogas e abusos, são alguns exemplos infelizes.
Dia 12 de outubro, é dia de refletirmos sobre o que o mundo está fazendo com as suas crianças, os seus patrimônios genéticos, suas vidas, seus sonhos e consequentemente sobre o futuro da humanidade.
Não podemos deixar de pensar nas condições em vivem os brasileirinhos, de todas as nossas regiões, estados, cidades e classes sociais.
Não podemos deixar de pensar no que os nossos prefeitos, governadores e presidência da república têm feito todos os anos de democracia geral e irrestrita, sob a qual vivemos?
Atenção! Vocês corruptos! Vocês que são pais e mães, avôs e avós, tios e tias que hoje devem estar promovendo festas em seus lares, presenteando suas crianças com caros brinquedos e lindas viagens. Vocês! Parem pelo menos um minuto e se coloquem no lugar de outros brasileiros, cidadãos trabalhadores, que nada terão para oferecer aos seus filhos.
Pratos vazios, barrigas vazias, cérebros sem estímulos, futuros incertos! É justo?
Dia 12 de outubro, dia de festa! Mas também dia de reflexão sobre o que nós adultos queremos para o nosso planeta! Tem que ser hoje, amanhã será tarde demais!!!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário