terça-feira, 4 de julho de 2017

CORRUPÇÃO!

Bombardeado com a palavra corrupção, que nos últimos anos, talvez tenha sido uma das palavras mais usada no Brasil, fui aos dicionários.
Corrupção vem do Latim corrumpere, “destruir, estragar”, de com-, intensificativo, mais rumpere, “quebrar, partir, arrebentar”. Corrupção é deterioração, decomposição física, apodrecimento.
"Corrupto" vem do latim corruptus, particípio de "corromper": é o corrompido, o podre, o que se deixou estragar.
"A corrupção social ou esta...tal é caracterizada pela incapacidade moral dos cidadãos de assumir compromissos voltados ao bem comum. Vale dizer, os cidadãos mostram-se incapazes de fazer coisas que não lhes tragam uma gratificação pessoal".
Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento), é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem em um "projeto de poder" atribuído. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a qualquer pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício conforme Art. 333. do Código Penal).
Resumindo: crime que deveria ser considerado hediondo e inafiansável! Quem o prática, ocorrupto, está se deteriorando, é podre e deveria ser retirado da sociedade para que não contamine outros cidadãos.
 

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário