sexta-feira, 4 de abril de 2014


ESTRANHA PESQUISA!

Estamos vivendo uma época realmente difícil de entender a reação e o comportamento dos seres humanos. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), respeitado por seu trabalho, assustou um bom número de brasileiros com o resultado de uma de suas pesquisas. Trabalhando com dados colhidos de 3.810 pessoas, de 212 cidades, das quais 65% disseram que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Esta resposta é assustadora e demonstra um retrocesso no comportamento dos brasileiros.

Em 1976, a bela atriz americana Margaux Hemingway, neta do famoso escritor  Ernest Hemingway, estrelou o filme “A Violentada”, em que uma modelo é estuprada, após uma campanha de batom. O psicopata foi absolvido, pois os jurados consideraram a vítima, responsável pelo que lhe aconteceu. Alegando que o bandido foi levado a cometer o estupro por ter sido estimulado pelos  “outdoors” considerados provocantes e sensuais.

É possível que uma história cinematográfica, levada as telas há mais de trinta anos, continue atual?

Mesmo após a criação da Lei Maria da Penha, das delegacias de mulheres, e de todo universo profissional conquistado pelo mundo feminino, a responsabilidade pela violência ainda seja da vítima?

Será que concordamos com os estupros coletivos que aconteceram na Índia?

Em 2012, o número de estupros no Brasil foi maior do que os de homicídios dolosos. Será que as mulheres (mais de cinquenta mil) podem ser responsabilizadas? É possível que todas elas usassem roupas provocantes? Este número absurdo pode ser ainda maior, pois muitas mulheres não se queixam da agressão, que acontece nos lares.

Realmente é muito difícil entender o resultado desta pesquisa, os profissionais que conduziram o trabalho, informaram que este percentual (65%), foi dado na sua maioria por mulheres,  que, 91%, concorda, com a prisão de maridos e companheiros agressores.

Abre-se aqui uma questão: é possível que os entrevistados não considerem o estupro, um tipo de agressão?

Diante de tantas controvérsias, observamos que apesar de toda a evolução tecnológica e de tantos espaços ocupados pelas mulheres, o mundo ainda tem um comportamento machista entranhado até na visão de muitas mulheres, que não conseguem assumir o seu papel na sociedade.

Edison Borba

Nota: os telejornais noturnos informaram que houve um engano no resultado da pesquisa, o 65%, deverá ser lido 26%.
Mesmo assim tinha esperança do resultado ser 0 %.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário