sexta-feira, 18 de abril de 2014

SEMANA NADA SANTA

       Houve época em que as celebrações da Semana santa eram envolvidas por meditação e respeito. A sexta - feira da Paixão era coberta de roxo e marcada pelas procissões com a culminância do encontro entre Maria e seu filho Jesus. As famílias reunidas em torno das mesas transformavam esses dias em reuniões que culminavam com o alegre almoço da Páscoa.
Infelizmente, todas essas celebrações estão se tornando cada vez mais escassas e um estado de violência, está  tomando conta das ruas, casas e famílias.
Desde o início da semana a violência foi  marca registrada do Rio de Janeiro. Um menino de doze anos morre após ser baleado na favela do Aço e Antares, em Santa Cruz. Esta morte provocou a depredação de uma estação e um ônibus BRT.
No bairro de Paciência mais protestos causaram incêndio em ônibus e depredação da Estação Vila Paciência.
Em Niterói,  Anderson Silva, de 21 anos, morreu após ser atingido com dois tiros na cabeça, após sair da vigília de Páscoa de uma igreja. No Complexo da Maré, menor de 14 anos mata o primo de apenas quatro anos, e esconde o corpo dentro de uma máquina de lavar roupa.
E para tornar ainda mais trágico esses dias que marcam as celebrações da Semana Santa, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi obrigada a cancelar a  Paixão de Cristo que seria encenada,às portas da catedral, por motivo de segurança. Manifestantes, que anteriormente haviam ocupado o prédio de uma empresa de telefonia; ocuparam e protestaram na porta da catedral metropolitana. Diante desta situação as solenidades tiveram que ser canceladas.Após anos desta tradicional celebração, é a primeira vez que aconteceu um  cancelamento.
Acredito que algo de estranho esteja acontecendo. Quando a violência atinge as celebrações religiosas, algo muito grave esta ameaçando a paz. As grandes tragédias universais começaram com pequenos atos que não foram considerados. Foi assim durante a 2ª Guerra Mundial além de outros graves conflitos.

 
Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram
e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar...


Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram
e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar...

Edison Borba

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário