quarta-feira, 9 de abril de 2014

O NASCIMENTO DE UMA FAVELA!

     Em poucos dias, mais de cinco mil pessoas, provenientes de diversas comunidades do Rio de Janeiro, ocuparam prédio e terreno de uma Empresa de Comunicação. A rapidez com que o fato aconteceu, diante dos olhos de toda a imprensa e sociedade é uma das mais impressionantes dos últimos anos. No bairro do Engenho Novo, desde o dia 31 de março, a invasão cresce. Enquanto representantes do Estado, Prefeitura, Polícias e Defensoria Pública se reúnem para analisar o problema os barracos são montados em  minutos. No terreno, nos andares dos prédios e até no teto barracas e barracos são construídos, parecendo um grande formigueiro.
Perguntas:
>de onde surgiram tantas pessoas?
>quem organizou a invasão?
>por que nada foi feito no momento em que o primeiro invasor entrou no prédio?
>quem está levando vantagem com esse movimento?
      A situação de moradia no Brasil é uma das piores do mundo. Em todas as regiões há carência de habitações dignas em lugares e em condições de sobrevivência adequada. Em todo o país, comunidades vivem em condições insalubres, esgoto a céu aberto e outros graves problemas. Porém, nada justifica  invasão e posse do patrimônio alheio. Esta situação coloca em desafio todo o processo democrático do país. Não podemos admitir este tipo de situação que abre precedentes para outras ações de vandalismo.
      Enquanto espera-se a solução para mais este problema na cidade do Rio de Janeiro, possivelmente diversos barracos estão sendo erguidos, aumentando a gravidade da situação.
 Edison Borba
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário