sábado, 12 de abril de 2014

PENSADORA POPOZUDA!

 O planeta mudou, o mundo não é mais o mesmo, o homem sapiens  entrega para as suas crias, brinquedos eletrônicos. A comunicação tornou-se monossilábica, e o gestual está substituindo as  palavras. Cada vez mais a voz humana transforma-se em urros e grunhidos difícil de ser reconhecido,  estamos vivendo na era da comunicação, as notícias cruzam oceanos em segundos, porém o pensar humano está se reduzindo. É até possível que o cérebro humano, esteja mudando de local na estrutura do corpo humano, talvez em poucos anos, ele funcione onde agora estão os glúteos.
Diante destas transformações, os grandes pensadores da humanidade  foram esquecidos e suas observações não são mais compreendidas por  grande parte de uma “nova” população.
Dificilmente o pensamento de Epicuro, “A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais”, terá o alcance de: “Bateu de frente é só tiro, porrada e bomba”.
No mundo atual onde matar é apenas um ato que acontece todos os dias, matar e morrer, almoçar e jantar tornaram-se situações comuns. Pensar para executar virou ao contrário executar e nem pensar no que fez. Isto é muito triste!
Bomba e porrada fazem parte do cotidiano, principalmente no Brasil!
Claude Lévi-Strauss deixou-nos essa maravilha de pensamento: “O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas, é o que formula as verdadeiras perguntas”, e a Popozuda, nos brinda com: “Aqui dois papos não se cria e nem faz história”.
E agora José? O que fazer?
      Parabéns ao professor Antônio, que nos avisou que o “rei está nu”! Ao apresentar  na prova de Filosofia, Wanessa Popozuda, como pensadora contemporânea, ele abriu uma polêmica e irritou os “pensadores” brasileiros, que nunca se fazem ouvir. Não adiante enterrar a cabeça na areia e fingir que nada está acontecendo no mundo.
Os possuidores de mestrados e doutorados das  universidades brasileiras, em grande maioria, vive em castelos de areia ignorando o que está acontecendo no Brasil. Teses, pesquisas e um mundo distante do povo, foi construído, e que  infelizmente não está contribuindo em nada para a melhoria da qualidade intelectual do povão.
      Houve época em que tivemos um movimento musico teatral, que se identificou com a “massa” provocando reflexões. Chico Buarque,  Gil, Tom , Vandré, Vinícius, Gonzaguinha entre outros foram responsáveis por fortes mensagens. Porém, alguns morreram e os que ficaram estão cada vez mais calados. Enquanto isso, as Universidades conversam a portas fechadas ignorando as verdades culturais do país.
Os funkeiros surgiram com novos  e “filosóficos”  pensamentos, dominando grande parte da população, principalmente os jovens. Os MC’s cada vez mais ganham status na sociedade através de suas frases, como esta do Mc Da Leste: “Mó tempo que eu to aqui dentro e o tempo para, reabilitação não é essa a verdade, o homem que inventou as grades não sabe o que é saudade”.
      Waleska  Popozuda, sendo considerada “pensadora”  assustou muitos catedráticos e os que se consideram donos da verdade (que verdade?).
Filósofos,  historiadores, pesquisadores não tenham medo do povo, enquanto vocês viverem atrás dos muros do saber e da norma culta, a sociedade estará perdendo espaço para mais e mais “pensadores” das ruas, palcos e comunidades.
      É necessário, que os donos da educação no país, incluindo os professores, os trabalhadores nas escolas de todos os níveis estimulem a leitura. Livros caros, bibliotecas mortas,  desinteresse em buscar novas ideias, pouco  estímulo à leitura de livros, está cada vez mais afastando crianças e jovens do encantado mundo da literatura. O excessivo endeusamento da “leitura” dinâmica e computadorizada está tirando do nosso povo, a condição de pensar e de desenvolver suas capacidades intelectuais. Os espaços que são deixados estão ocupados por pensadores popuzudos, descamisados, enfeitados por cordões de ouro e capazes de influenciar o comportamento de uma nação.
      Que pena! O que nos aguarda nos próximos anos?
Quem viver,  verá?
Edison Borba
 
Em tempo:
Acreditem senhores, que a secretaria de educação do Distrito Federal, “sabiamente” informou que não vai PUNIR o professor! Assim é demais ...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário