domingo, 27 de abril de 2014

GRANDES MÃES!

          Na história do Brasil, existe um personagem que influenciou a educação e a cultura de diferentes grupos sociais as  mães negras, babás ou amas.  Mulheres   encarregadas dos cuidados dos filhos dos seus patrões, crianças que cresciam sob a sua tutela, absorvendo conhecimentos através de suas histórias. Carinhos afagos e atenções também vinham dos colos macios destas mulheres.
Sempre prontas a cuidar e acalentar, elas exerceram uma grande influência na cultura brasileira. Na culinária, elas nos apresentaram a diferentes sabores, obtidos através dos temperos, tirados de  ervas que somente elas sabiam usar. Suas histórias costumes e tradições se mesclaram na cultura europeia, transformando e enriquecendo os conhecimentos dos brasileiros.
A presença delas nas casas dos brancos foi uma forma de transmitir conhecimentos das terras africanas, o que faziam através de suas inserções na educação das crianças. De forma tranquila elas constituíram uma  resistência negra, com a convivência do cotidiano das casas dos senhores brancos.
As canções de ninar, os acalantos, as rezas e chás tranquilizavam os filhos das sinhás que tinham nessas mulheres, mais do que amas, elas se transformavam em mães negras.
Outras mulheres, de origem africana, tornaram-se mães de um grande número de pessoas, através de suas nações de candomblé, as Ialorixás. Respeitadas além de suas roças, essas mulheres tornaram-se responsáveis por importantes momentos da história do Brasil.
Tratadas como Sacerdotisas, são elas que, através do jogo de búzios, fazem contato com os Orixás. Oriundas das mais diferentes etnias africanas, elas tornaram-se grandes matriarcas, e são responsáveis pela divulgação e manutenção do  candomblé  no Brasil.
O mundo feminino brasileiro é enriquecido pela presença das Ialorixás. Mulheres sábias que através de sua tranquilidade  inspiram confiança e transmitem harmonia. Capazes de abraçar a todos os seres sem discriminação de cor, opção sexual, crença e classe social, elas são grandes exemplos de que não pode haver distinção, quando alguém pede ajuda.
Talvez, sejam as únicas representantes de um segmento religioso, capaz de abraçar, colocar no colo, dar amor e aconchego a todos os homens e mulheres indistintamente.
Mulheres negras, mães pretas, amas, babás e as Ialorixás figuras importantes na cultura  brasileira, suas vidas enriqueceram e ainda enriquecem a nossa História, a elas respeitosamente eu peço a benção.
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário