sexta-feira, 25 de abril de 2014

RIO DE JANEIRO A JANEIRO – CHUVAS E TROVOADAS

         De janeiro a janeiro a Cidade Maravilhosa, mesmo nos dias de sol, vive encoberta por nuvens escuras e ouve-se o soar dos trovões, provenientes das armas de diversos tipos e calibres. A chuva de lágrimas que cai dos olhos das vítimas e de seus familiares e amigos é intensa. O serviço de meteorologia afirma que não há possibilidades de em pouco tempo cessar a instabilidade atmosférica.
A população busca se abrigar, evitando sair às ruas, e o comércio fecha as portas para não sofrer a invasão das águas e do que elas trazem, incluindo pessoas que chegam flutuando e  carregam tudo que encontram.
A instabilidade do tempo na cidade deixa em alerta toda a população. Existem algumas áreas da “maravilhosa” que estão mais sujeitas ao mau tempo, nestes locais, foram instalados serviços de controle das possibilidades dos temporais. Conhecidas como UPPS, estas estações meteorológicas, não estão conseguindo detectar e controlar as fortes chuvas locais. Os estudiosos acreditam que a preparação inadequada os pesquisadores e os frágeis laboratórios sejam alguns dos motivos das dificuldades apresentadas.
Outra questão que merece atenção é que o governo deveria cuidar também da contenção das “encostas”, que ainda apresentam forte resistência. Formadas de fortes rochas, precisam ser contidas rapidamente, como também o serviço de limpeza local, que necessita de uma grande varredura, para deixar as comunidades sem nenhum vestígio de impurezas, que abrigam “micróbios”, que contagiam principalmente a juventude local.
O mau tempo da cidade RJ (Rio de Janeiro) já se desloca para outras cidades vizinhas. Niterói foi vítima de forte temporal com muitos raios que a atingiram  fazendo com que a população buscasse abrigo.
 Nuvens escuras avançam sobre outras localidades, ameaçando São Gonçalo, cuja população já está buscando abrigo em suas casas, mantendo-as fechadas e cercadas de muros para evitar que  águas sujas da corrupção invada seus lares.
Existe uma preocupação em relação à chegada das festividades da Copa do Mundo de Futebol, o governo já analisa a possibilidade de distribuir guarda-chuva e capas para turistas e todos os participantes do evento.
Enquanto isso, cada um que cuide de si, evitando contaminação das águas podres, proveniente da sujeira que se espalha por todos os lados da Cidade Maravilhosa.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário