domingo, 13 de março de 2016

UM GRAVE ENIGMA!

Desde que o mundo é mundo a “profissão” de ladrão é conhecida. Quando Jesus foi crucificado, ao seu lado Dimas, o bom ladrão também sofreu a condenação. A assim, até na Bíblia, ladrões são citados. Ali Babá ficou famoso nas histórias infantis, com os seus quarenta ladrões que se escondiam na caverna – “Abre-te Sésamo” – e lá dentro um maravilhoso tesouro. Robin Wood, roubava dos ricos para dar aos pobres, sua fama espalhou-se muito além da floresta de Sherwood.
Quase todos os ladrões descritos nas histórias e romances, tinham de alguma forma, “alguma” dignidade que os guiava a seguir alguns códigos de ética. Roubar dos ricos para dar aos pobres, roubar e depois fugir para gastar o produto do roubo, e outros quesitos como em Ladrão de Casaca do mestre Alfred Hitchcock, que ganhou charme e a elegância de Cary Grant.
Porém, no Brasil existe uma situação deveras complexa, a população convive com alguns tipos de ladrões, como os que roubam bolsas, colares e celulares, diariamente pelas ruas da cidade, há àqueles que explodem caixas de bancos, além de outros tipos de meliantes da categoria ladroagem.
Porém, existe um grupo que atua sob a bandeira da impunidade, acumulando imensas fortunas. O interessante neste tipo de quadrilha, é a insaciabilidade que eles demonstram. A quantidade de dinheiro acumulada por eles, daria para sustentar seus descendentes por muitas e muitas gerações, porém eles continuam agindo, roubando, saqueando, desviando e acumulando uma incalculável fortuna.
O que leva a este tipo de atitude? Será algum distúrbio comportamental? Psicopatia? Ou será falta de vergonha, porque sabem que no Brasil, cadeia é feita para pobre!
Era! No momento estamos presenciando uma mudança, que esperamos, possa ser definitiva neste País, isto é, cadeia foi feita para prender todo e qualquer cidadão que haja de maneira inadequada, quebrando as regras e as leis.
Será que 2016, será lembrado como o ano em que o enigma foi resolvido?
Edison Borba
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário