segunda-feira, 22 de maio de 2017

ADOÇÃO – UM ATO DE AMOR


Por Edison Borba - Do livro: COMPLEXO DE VIÚVA – Editora All Print
 

 No Brasil, talvez mais do que em outros países, existem enormes dificuldades para a adoção de crianças. Além das questões burocráticas, outras de caráter social tornam as adoções muito complexas para serem realizadas.
Muitos casais tomam essa atitude para resolver a satisfazer sonhos e desejos pessoais. É necessário entender que é a criança que precisa de pais e não o inverso. A decisão... de adotar é um passo em direção ao amor e ao afeto.
Vivemos numa sociedade em que existe uma extrema valorização da família biológica. Essa situação tem sido responsável pela dificuldade em se fazer uma adoção consciente e pública. Em se tratando de adoção, alguns casais, lutando para manter o segredo, acabam cometendo erros que se refletem em toda a estrutura familiar.
O medo do preconceito prejudica a naturalidade do relacionamento, abrindo espaço para as mentiras. Criar histórias sobre gestação ou inventar respostas dúbias sobre o nascimento do filho adotivo são caminhos perigosos.
O universo da adoção pode ser mágico, se for vivido em sua realidade. Fantasias são feitas para durar apenas nos carnavais e nas festas. A vida é longa e as relações familiares não são passageiras. Lares construídos com mentira poderão ter um trágico desfecho.
Filhos adotivos ou biológicos não podem ser considerados propriedades, e devem ser criados sempre com a verdade. Esta é a melhor forma de prepará-lo para o mundo. Nas relações parentais biológicas, a relação familiar genealogicamente conhecida facilita o processo de inserção social. Conhecer as raízes familiares, com avós, tios e primos confere ao indivíduo mais segurança. Porém, nos casos de adoção o não conhecimento dessa história pode ser um fatos complicador, se não for tratado com sabedoria.
Portanto, adotar tem que ser um ATO DE AMOR. É preciso ter consciência dos problemas que irão surgir. O desejo de conhecer sua real família é sem dúvida uma das questões mais comuns. Porém, se a relação familiar for construída em bases verdadeiras essas ansiedades não afetarão o equilíbrio do grupo.
ADOTAR É UMA ATITUDE QUE DEVE SER COMEMORADA! Os pais adotivos devem comunicar a todos os parentes e amigos. Enfeitar a casa com flores. Enviar cartões manifestando a felicidade de acolher uma criança. Deixar evidente que não se adota por pena ou compaixão, a adoção é construída por afeto – É UM ATO DE AMOR!
******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário