quarta-feira, 10 de maio de 2017

MEUS QUERIDOS PROFESSORES!


 Anos cinquenta, Colégio Dois de Dezembro, bairro Méier. Um garoto, iniciando uma nova vida num colégio longe de sua casa. Pela primeira vez ele iria viajar sozinho, no trajeto Inhaúma – Méier. Veículo usado: bonde.
Durante os anos de 1956 e 1962 o menino transformou-se em adolescente criou asas e voou. Hoje ele tem em suas lembranças o tempo vivido no CDD.
Nesta caminhada em busca de sua identidade, vários professores foram marcantes para ele, um deles Jair Lessa Mota Reis, que os alunos conheciam como: Jair leciona matemática rindo, foi um grande ídolo.
Jair, era cativante, revolucionário e inovador. Naqueles anos, ensinava matemática usando estratégias musicais, metodologia considerada excelente pelos cursos de preparação para o vestibular nos dias de hoje. Homem capaz de ouvir seus alunos e buscar constantemente inovações para fazer com que a matemática não fosse considerada um monstro.
A relação dele com suas turmas era de tal confiança que, durante as suas provas, saia da sala de aula, deixando a turma sozinha, com a certeza de que não haveria desrespeito às regras que ele estabelecia no início do ano.
Mais do que ensinar números, somas, equações, teoremas e muitas outras complexidades das ciências exatas, ele preparava cidadãos. Creio que assim como eu, muitos outros jovens, meninos e meninas foram influenciados pelo mestre Jair.
O Colégio Dois de Dezembro tinha em seu Corpo Docente um excelente grupo de professores. De alguns eu consigo lembrar o nome, outros estão em meu inconsciente e na certeza de foram importantes na minha vida e na de todos os alunos do CDD. Grande homenagem aos Professores: Olga, Clovis, Osvaldo, Calazans, Ecilme, Maria, Prometheu, Eunice, Haroldo, José Soares, Célio Meira, Maria do Carmo, Maria da Conceição, Gadelha, Evanildo Bechara, Corina, Magacho. Os inspetores Pedro, Venâncio e Everest.
É bom lembrar, com saudade, sem saudosismo e com muito carinho de todos que fizeram parte desta História!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário