sexta-feira, 17 de abril de 2020

LUGARES SAGRADOS


(por) Edison Borba



Em todo o mundo erguem-se templos para que religiosos se reúnam em torno de suas crenças, fazendo orações para adorar a Deus. Prédios suntuosos ou humildes casas; de mármore ou de madeira; luxuosos ou simples, todos são tratados como sendo um lugar sagrado e que deve ser respeitado.
Mesmo durante as guerras, evitava-se bombardear um templo, uma igreja ou até uma simples orada, lugares escolhidos para refúgio dos povos, durante os combates.
Porém, existem dois outros sagrados templos  que deveriam ser respeitados e tratados com o máximo respeito e carinho; o nosso corpo e a nossa casa.
Quando somos concebidos, recebemos material genético que deverá desenvolver um corpo sadio para o benefício da nossa espécie. Nosso organismo é um templo que deve ser respeitado, da mesma forma que fazemos com as igrejas de pedra ou madeira.
A fome de alimentos, a fome de educação, a fome de solidariedade, a fome de amor são graves desrespeitos a esse magnífico templo. Como afirmou o poeta: “gente foi feita pra brilhar e não pra morrer de fome”.
O outro magnífico templo e que deveria também ser respeitado, é a nossa casa, que se transforma em lares. Não importa se é luxuosa ou simples, é nela que descansamos após um dia de luta. São nos lares, que as famílias se reúnem para o lazer. Durante as tempestades, feliz de quem possui um teto sobre sua cabeça. Nos momentos difíceis, nossas casas nos acolhem e nelas rimos ou choramos.
Nesses momentos de pandemia, estamos diante da relação com esses dois templos, o nosso corpo que precisa ser cuidado com carinho e os nossos lares, onde estamos sendo convidados a ficar, para que estejamos em segurança. Creio que nunca demos tanta importância ao nosso corpo e aos nossos lares, verdeiros templos onde o senhor Deus deveria habitar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário