sábado, 4 de abril de 2020

RENASCER

(por) Edison Borba






Numa linguagem matemática, começar do zero pode significar dar início a uma contagem tendo o zero como referencial.
Trabalhando com uma ciência exata, é simples operar. Somar, dividir, multiplicar ou subtrair, fazer as contas, organizar a numeração a partir do zero. Muitas vezes é preciso zerar a questão para se conseguir chegar ao resultado desejado.
Nas relações conjugais, afetivas e amorosas tem como possibilidade, refazer a parceria. Apagar o passado e começar de novo, do zero, esquecendo principalmente os maus momentos. Geralmente começa quando os parceiros resolvem discutir a relação. Nesse caso, poderá surgir a proposta de recomeçar. Tentar novamente sob novas orientações.
Numa escala de dificuldades, começar do zero em matemática pode ser mais fácil do que nas relações humanas. Neste caso, começar do zero, significa apagar sentimentos, e sem dúvida é algo bastante complexo. Como esquecer mágoas, traições, desencontros e outras situações e sentimentos nocivos ao equilíbrio do amor e da amizade?
Porém, acredito que da mesma maneira que devemos refazer um problema matemático, recomeçar a leitura de um texto, também nos relacionamentos deve valer à pena dar uma nova oportunidade e após rever erros e acertos, começar do zero.
Em tempos de reclusão pelo coronavírus, quando essa tempestade passar vamos ter que recomeçar, porém não será do zero, isto é, do nada, vamos ter usar as experiências vividas antes e durante o isolamento. Os medos, as angústias, as alegrias, as esperanças, a fé e muitos outros sentimentos e formas de viver que nessa de quarentena, tiveram que ser repensadas. Começar não do zero, do nada, mas dos aprendizados provenientes desse tempo de reclusão.
Reconstruir, recomeçar, rever e reavaliar são verbos que em todo o mundo deverão ser conjugados nos mais diferentes tempos, para que possamos renascer numa nova e melhor sociedade. Reativar esperanças de que sempre é possível encontrar o caminho certo e, que sempre vale a pena buscar a felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário