terça-feira, 9 de dezembro de 2014

É DIFÍCIL ACREDITAR!

Penso que existem outros brasileiros, que assim como eu, se esforçam diariamente para acreditar neste país, uma Terra de palmeiras onde o sabiá cantava. Porém, olhando apenas para o estado do Rio de Janeiro, local onde moro, acompanho a situação de vários municípios além de bairros da Cidade Maravilhosa, locais onde o esgoto ainda corre a céu aberto, o asfalto não chegou a muitas ruas onde o barro, o lixo e o esgoto fazem parte da vida de milhares de fluminenses e cariocas. Nossa rede hospitalar, escolas e segurança são deficientes.

Dezenas de reportagens jornalísticas já mostraram e demonstraram a situação de uma população que vive em condições precárias.
Tudo isso se mistura a grandes   festas, campeonatos, comemorações que fazem o povo se perder na fantasia e não lutar por seus direitos de uma vida com dignidade.
Cidadãos portadores de algum tipo deficiência para locomoção fazem malabarismos para sobreviver aos buracos e calçadas ocupadas de forma indevida, além do transporte coletivo não ser adaptado para atender as necessidades destas pessoas.
O perigo de ser atacado por mosquitos da dengue ainda é constante, e muitos outros problemas fazem parte do nosso dia-a-dia, incluindo os perigos de assaltos e balas perdidas.
Multiplicando esta situação pelo número de estados brasileiros e por municípios das cinco regiões do Brasil, temos um país que ainda vai demorar muito para ser respeitado por outras Nações.
Acompanhamos os desvios financeiros, os roubos milionários, a impunidade,  políticos debochados e um país a deriva.
Temos que conviver com relatórios que mascaram contas do governo e outros que divulgam um país diferente da verdade.
Temos dado alguns passos no sentido de melhorar a vida da população, porém são passos curtos e que estão em desigualdade com os gastos consumidos por políticos, seus assessores e familiares.
É difícil acreditar que um dia teremos orgulho de termos conquistado uma democracia e que podemos livremente (??!!) ir às urnas para fazer escolhas de cidadãos éticos e honestos que conduzirão nosso país.
Será que a miséria mostrada pelos meios de informação e comunicação, são imagens de outro país? Onde está a verdade?
Eu amo esta Terra, meu País, minha Nação,  porém ando sem ânimo para conseguir vislumbrar um futuro melhor para meus descendentes. Escândalos somam-se a escândalos e quando pensamos que já vivemos todos, um pior explode como bomba atômica.
Acabamos de reeleger a antiga presidente, que já anuncia seus novos parceiros nos ministérios, mas como sempre tem acontecido, qual será a longevidade dos  realmente sérios e éticos?
Com a chegada das festas de final de ano, quando renovamos nossas esperanças para um ano melhor, gostaria de conseguir reunir forças e não ser tão realista.
Quero voltar a sonhar que está Terra é minha Terra!
Que acreditar que meus descendentes viverão num país justo, íntegro, honesto e ético!
É difícil acreditar, mas quando chega um novo ano, vale a pena sonhar!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário