segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

HERÓIS OU VÍTIMAS?

Final de semana no Rio de Janeiro foi violento (como sempre), infelizmente, desta vez, três policiais da PM foram mortos. Rocha Miranda, Zona Norte da cidade, Vilar dos Teles, em São João de Meriti e comunidade de Suruí, em Magé ambos na Baixada Fluminense foram os locais das tragédias.
As vítimas ou heróis: Jorge Serrão (Subtenente), Diego Santos de Oliveira (Soldado) o terceiro, Jorge Henrique Xavier, Subtenente da PM, lotado no batalhão de Olaria.
O que dizer para a população? Como explicar para as famílias das vítimas? Estes três militares irão fazer parte da extensa lista de nomes de policiais mortos no Rio de janeiro, em 2014. As balas continuam circulando pelo céu e pelas ruas do nosso estado e a  vida continua até que uma bala encontre um coração para atingir.
Estes policiais serão sepultados com honras militares;  haverá salva de tiros, hino e tudo que se pode oferecer a um herói, menos trazê-los de volta para as suas famílias.
E agora José? Vamos continuar perguntando e perguntando – e agora?
Neste mesmo trágico final de semana, um caso de heroísmo aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, dentro de um ônibus da linha 636, Gardênia Azul / Praça Saens Peña. Um pai enfrentou dois bandidos, protegendo a sua mulher e seu filho com o corpo. Atingido por um tiro na mão e outro no peito, este trabalhador evitou a morte de sua família. Coragem? Indignação? Raiva? Bravura?
O instinto de preservação da prole falou mais alto e o leão, o rei da floresta fez valer a sua força! Parabenizamos ou lamentamos?
Enquanto homens, vítimas ou heróis, sofrem com a falta de segurança, que não acontece apenas do Rio de Janeiro, o país segue como navio sem rumo num oceano de violência e impunidade.
Mesmo sem querer, nos tornamos os arautos da tragédia, mas não se pode ficar de olhos vendados diante de tudo o que acontece neste País.
Lamentamos pelas mortes, e sabemos que a lista, ainda irá aumentar até o dia 31 de dezembro. É lamentável!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário