terça-feira, 16 de dezembro de 2014

OXÍMOROS BRASILEIROS

Oxímoro é uma figura de retórica que combina numa só frase dois termos considerados antagônicos. O mundo da Literatura  é rico em oximoros, que embelezam textos, poemas e romances, permitindo aos escritores brincarem lindamente com o jogo de palavras que se transformam em reflexões e emoções ao serem lidas.
Camões um dos maiores da Literatura Portuguesa deixou o mundo inebriado quando escreveu:
“Amor é fogo que arde sem se ver,

                   É ferida que dói, e não se sente;

                   É um contentamento descontente,

                   È dor que desatina sem doer”.

Nossos queridos políticos aplicam sobre o povo, lindos oxímaros quando nos dirigem mentiras sinceras, tão sinceramente declaradas que eles próprios acreditam nelas.

Imitando Luiz de Camões eles nos fazem ter contentamentos mesmo que estejamos descontentes. Rimos das nossas desgraças e as nossas feridas  sangram e doem mas nada sentimos, pois estamos anestesiados pelo constante sofrimento.

Continuamos em silêncio mesmo com o barulho ensurdecedor das bombas que caem diariamente, disparadas pelo sacrossanto  escândalo da Petrobrás que não para de explodir detonando todos os dias  heróis e suas covardias.
Já decretamos que é proibido proibir  os roubos e desvios financeiros  realizados, pelos  honestos ladrões que agem claramente às escondidas, tirando do prato dos miseráveis o arroz e o feijão, para manter suas dietas milionárias e aplacar o remorso que invade seus demoníacos corações com champanhe e uísque importados.
Brasil, um país de oxímaros!
Aprendemos a sorver o doce veneno das palavras pronunciadas durante a guerra pacífica que os políticos e empresários brasileiros declararam a nós, o povo, que vive uma alegria triste diante dos terríveis fatos que envergonham a todo e qualquer trabalhador.
Somos uma Nação de mortos vivos, que se encontra estarrecida diante das ações dos éticos ladrões que roubam religiosamente a Pátria.
Os ladrões piedosos não esquecem, de deixar migalhas pelo chão para  matar de fome dos que já morreram com a perda da dignidade de ser cidadão brasileiro.
O perfume que emana das flores exóticas, que nascem em nossas florestas, se mistura na delícia dos gases que exalam do lixão em que se transformou a política brasileira.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário