quarta-feira, 15 de abril de 2015

INVASÃO!

Invadir é um verbo muito conjugado pelos brasileiros. Homens e mulheres sem teto invadem prédios abandonados, alegando no ter condições de pagar aluguel e o governo não providenciar condições favoráveis para que eles tenham uma casa ou melhor, um lar.
No campo, grupos do Movimento Sem Terra invadem fazendas, destroem plantações, prejudicam pesquisas botânicas, alegando que precisam trabalhar, plantar e colher com as mãos, e ter condições de viver de seu próprio esforço.
Outro tipo de invasão acontece com os mosquitos que transmitem o causador da dengue. Milhares de pessoas estão sofrendo, muitas morrendo, em consequência dos malefícios deste mal.
Nas comunidades pacificadas pela presença das UPPS, bandidos invadem espaços que deveriam ser apenas dos moradores e implantam a violência.
Nestas mesmas comunidades, constantemente, policiais invadem as ruas, becos e praças numa caçada aos traficantes, numa busca incansável por bandidos e drogas.
Quando as fortes chuvas caem sobre cidades brasileiras, as águas que descem do céu invadem avenidas, lojas e casas causando prejuízos financeiros e matando pessoas.
Invadir é portanto um verbo bastante conjugado no Brasil. Ele, o verbo, tem os seus auxiliares, para a formação de frases, textos e contar as histórias, geralmente trágicas.
Invadir nos remete a ocupar, desapropriar, morar, habitar, residir, resistir, lutar, sofrer e até morrer.
A onda de invasões é como as marés, vão e vêm, acontecendo de tempos em tempos. Neste momento, estamos vivendo sob o medo da invasão dos mosquitos que transmitem o causador da dengue. Doentes lotam hospitais e mortos já estão sendo contabilizados.
Paralelamente a invasão dos mosquitos, os sem teto, invadiram prédios no Rio de Janeiro e também em São Paulo, causando enchentes de gente nas ruas enfrentando policiais e representantes da justiça com as ordens de despejo e de reintegração e posse de prédios invadidos.
Estamos no período de vazante nas invasões dos sem terra. Uma calmaria ocupa os campos, até que uma nova onda volte a ameaçar os donos de grandes territórios.
Nos últimos dias, um novo tipo de invasão começou a acontecer em todo o Brasil, é a invasão das ruas, praças e avenidas com gente vestindo camisas amarelas e agitando bandeiras brasileiras. Uma invasão de gente insatisfeita, com a invasão de corruptos na política nacional.
Os historiadores poderão escrever grande parte da História do Brasil, usando como pano de fundo as invasões.
Invadir, deve ter sido o primeiro verbo que os navegadores que chegaram aqui em 1500, começaram a conjugar, e desde então, nunca mais saiu do vocabulário brasileiro.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário