terça-feira, 21 de abril de 2015

MÁRTIR e MÁRTIRES!

No carnaval do Rio de Janeiro, ano de 1949, a Escola de Samba Império Serrano, apresentou na avenida um belíssimo samba de enredo, que até hoje faz parte do cancioneiro popular brasileiro, tendo sido gravado por diversos cantores e cantoras, incluindo a grande Elis Regina, intitulado “Exaltação a Tiradentes”.
A letra é uma boa aula de história, que poderia ser aproveitada nas escolas quando o assunto a ser estudado for sobre a independência do Brasil e seus mártires.
Na avenida, a Império Serrano, fez com que todos lembrassem de Joaquim José da Silva Xavier, que morreu a 21 de abril, pela Independência do Brasil. Ele, foi traído mas não traiu jamais a Inconfidência de Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier, era o nome de Tiradentes, que foi sacrificado pela liberdade do Brasil, este herói deve ser lembrado para sempre, como está acontecendo hoje, 21 de abril de 2015.
Apesar de ter passado um bom tempo, a situação que levou Tiradentes para a morte continua acontecendo e a descendência de Joaquim Silvério dos Reis, o homem que vendeu Tiradentes para os opressores, em troca do perdão de suas dívidas, continua a agir, traindo o País. Nos dias atuais, o ouro foi trocado por dólares e euros e os cofres, para onde escorria o dinheiro do Brasil, não estão apenas em Portugal, mas em diversos paraísos fiscais.
A história brasileira está repleta de traidores e mártires, numa sucessão de fatos que impressionam os estudiosos. Pagar impostos altos, ainda é uma atitude que faz com que os trabalhadores brasileiros fiquem na condição de mártires financeiros.
Fazendo uma comparação entre o tempo em que viveu Tiradentes e os dias atuais, ficamos assustados com o número de traidores que se reproduziu infinitamente, e os que sofrem traição, também aumentaram e mesmo sendo em grande número, não há entre eles, nenhum que possa ser visto como um Tiradentes, capaz de liderar uma nova Inconfidência, não só Mineira, mas totalmente Brasileira.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário