quinta-feira, 30 de abril de 2015

MEREÇO BOMBA NO ROSTO?

Pergunta feita por uma professora que há 23 anos trabalha em salas de aula no Brasil, após ser ferida pela polícia durante um protesto de professores em Curitiba, Paraná.
A pergunta desta mestra poderia ser aplicada em outras circunstâncias, que não o protesto nas ruas da cidade paranaense.
Milhares de professores em todos o país, e em diversos níveis de atuação, diariamente recebem bombas no rosto, atiradas de diversas formas, como:
>baixa remuneração salarial;
>péssimas condições em seus locais de trabalho;
>falta de condições básicas para exercerem sua profissão;
>tristeza, diante do tratamento que o país oferece aos seus alunos e tantas outras bombas que são atiradas no rosto daqueles que exercem a profissão de professor.
O ano de 2015, começou com a legenda criada pela Senhora Presidente: Brasil, Pátria Educadora!
Frase que não condiz com a realidade da Pátria, que de educadora, nada tem. O período letivo começou e algumas greves já estão acontecendo em alguns estados do país. O estado precário de dezenas de escolas continua a ser uma realidade, o salário baixo dos funcionários da educação não é de uma Pátria educadora. Faltam professores em diversas salas de aula, como em anos anteriores. Porém, os alunos são aprovados, mesmo sem ter recebido os conteúdos previstos pelas leis da educação.
Esses e outros itens que somados, colocam o Brasil numa das piores classificações entre outros países, em todo o mundo, quando se trata de educação.
A profissional que recebeu uma bomba no rosto, após 23 anos de trabalho como educadora, teve no petardo apenas a materialização de tudo aquilo que ela e milhares de outros professores vêm recebendo há muitos anos em seus rostos.
O Brasil é uma Nação, que há anos fala de futuro (???!!!). Desde que Cabral chegou nas terras brasileiras que se fala em futuro (???!!!). E futuro (???!!!) que nunca chega e nunca, nunca é definido pelos governadores desta Nação.
Entra e sai presidente, muda-se a forma de governar, faz-se eleições com cédulas e até com urnas eletrônicas, mas o futuro (???!!!) nunca chega!
Parece que a cada ano esse tal “país do futuro (???!!!)” está cada vez mais perdido.
Cartomantes, videntes, numerólogos, astrólogos e outros tantos magos da vidência, não conseguem ver luz no fim do túnel, porque ele , o túnel, está bloqueado por uma enorme quantidade de ladrões e corruptos, que não permitem que a luz chegue para clarear o futuro (???!!!) deste belo País.
Professora, a senhora não merece uma bomba no rosto! A senhora e tantos outros profissionais da educação merecem todo o respeito de uma Pátria que se diz educadora.
Infelizmente ….

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário