sexta-feira, 17 de abril de 2015

LINGUA ! AMIGA?

A espécie humana levou milhares de anos até conseguir desenvolver um cérebro capaz de funcionar com muito mais precisão do que os mais modernos computadores do mundo. Coordenando um intrincado sistema de nervos que percorrem a coluna vertebral, este maravilhoso complexo permite ao homem comunicar-se com o mundo.
Entre os diversos órgãos dos sentidos, a língua, que nos permite diferenciar os sabores, também é indispensável para a comunicação oral entre os humanos. A natureza desenvolveu um aparelho fonador incrível, tendo a língua a função de coordenar e dar vida aos pensamentos humanos.
Pensamos e falamos, isto é, falamos o que pensamos!
Infelizmente este incrível sistema de comunicação vive sofrendo intervenções que complicam a comunicação entre os terráqueos. Um deles, os idiomas, formam barreiras que dividem o mundo entre os que falam chinês, inglês, alemão, russo, português, guarani, javanês entre outras centenas de formas de expressão do pensamento em linguagem. Neste campo, existem línguas mortas, isto é, aquelas que não são mais usadas, como é o caso do Latim.
Porém, falar idioma diferente não é barreira quando pessoas, têm afinidade.
Gente de diversos países são capazes de se entender quando entre elas se estabelece uma química que chamamos amizade.
Amigos, podem se manter juntos falando idiomas diferentes, pensando de formas diferentes, tendo crenças diferentes, gostando de “coisas” diferentes, sendo diferentes, cada um na sua individualidade. A relação afetiva deixa a “língua” num segundo plano. O amor, em suas diversas formas, supera qualquer barreira. As reações bioquímicas humanas juntam ou afastam pessoas, mesmo as que usam a mesma língua.
Infelizmente, existe o outro lado da moeda, os desencontros e os desentendimentos. Pessoas que não conseguem se entender e mesmo falando idiomas iguais, usam a língua para ofender, humilhar, desagregar e até cortar como uma navalha na carne.                                                         
Este órgão, tão importante, que nos brinda com o paladar, e com ele nos deliciamos com comidas e bebidas e nos momentos íntimos de amor, nos permite saborear o parceiro, misturando-se com os lábios e apimentando a paixão, também pode tornar-se um terrível inimigo.
Quando cérebro se descontrola e a deixa livre, ela pode ser cruel e usada para descarregar todos os maus pensamentos que se formam entre inimigos.
Importante é tratarmos bem a nossa língua, além da higiene bucal e dental, fornecer para ela bons pensamentos, boas palavras e lindas frases. Ela, a nossa língua, precisa ser educada, mesmo quando ela é capaz de ajudar na pronúncia de diversos idiomas, ela perderá o respeito se for usada para ferir e magoar.
Minha língua, amiga ou inimiga? Depende de mim!
Edison Borba



Nenhum comentário:

Postar um comentário