quarta-feira, 22 de abril de 2015

UM BRASIL QUE TURISTA NÃO VERÁ!

Enquanto os noticiários divulgam a realização das Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, e para que o evento aconteça, há um grande movimento de obras na Cidade Maravilhosa, o povo brasileiro em todos os estados de todas as regiões, sofrem com problemas, num Brasil que os turistas certamente não irão ver.

Sendo repetitivo, correndo o risco de ser considerado um torcedor da tragédia, voltamos a bater na tecla que já está desgastada, como:

>>Hospitais em estado de abandono. Pacientes espalhados por corredores dos hospitais, numa situação insalubre. Doentes e profissionais da saúde trabalhando em situação de extremo  risco. Falta remédios de todas as especialidades, faltam macas, lençóis, espaço, higiene e tudo que em qualquer país minimamente civilizado oferece ao seu povo.

>>Nas escolas, a situação não é muito diferente. O país que usa como slogan “Pátria Educadora” convive com greves de profissionais, escolas em mal estado de conservação, desvio de verbas para merenda, analfabetismo social, dificuldades de locomoção para estudantes e professores que residem em áreas de difícil acesso e muitos outros problemas que não serão mostrados aos turistas.

>>Insegurança da população. Diariamente morrem brasileiros, assassinados em crimes de latrocínios, furtos, roubos, violência nas ruas e nas comunidades ocupadas pelas UPPS, a guerra continua sem trégua.

>>Movimentos de invasão dos sem teto e sem terra provocam instabilidade em diversas cidades como Rio e São Paulo.

>>A crise de água e energia continua sendo um fantasma para os moradores da região sudeste, enquanto no nordeste a seca continua a ser uma séria catástrofe.

>>A situação da Petrobrás trouxe à tona a extrema condição criminal que acontece no País. A corrupção espalha-se por empresas envolvendo empresários e parlamentares.

Nada disto será mostrado aos turistas e nem serão problemas para que os Jogos Olímpicos se realizem, Fala-se em melhorias que ficarão no país após o evento, porém isto só acontecerá se as obras estiverem sendo realizadas em condições de durabilidade, caso contrário, logo após a festa o país será premiado com “elefantes brancos”, que em pouco tempo estarão abandonados.

O Brasil é vendido aos turistas com imagens da Amazônia, pantanal, praias de brancas areias, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, a arquitetura de Brasília, os pampas gaúchos, as igrejas da Bahia entre outros atrativos como a diversidade de frutas e seus sabores. A riqueza de ritmos e a alegria de um povo que sabe receber quem visita este fascinante país.

Porém, repetindo mais uma vez e correndo o risco de ser considerado um “urubu” e deixando claro que não sou contra os Jogos Olímpicos, não podemos esquecer que existe um país que os turistas não verão. Um país em que o aumento da criminalidade cresce lado a lado como o consumo de crack, principalmente entre jovens adolescentes.

Vivemos um momento de política confusa, onde desde a presidência da república, passando por todos os escalões e atingindo até as câmaras de vereadores, reina corrupção, violência contra o povo, perda de moral e de ética. Haverá muitas olimpíadas  até que tudo possa começar a se regularizar.

Enquanto isso, o Brasil dos turistas continuará a ser alegre, festivo e colorido!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário