quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A OPERAÇÃO LAVA JATO NO PLANETA DOS MACACOS

Revendo o filme "O Planeta dos Macacos" estrelado por Charlton Heston em 1968, a última cena é bastante atual e nos leva a uma reflexão entre a vida e a arte. Charlton Heston vive o papel do astronauta Taylor, que após muitos anos no espaço, sua nave cai na Terra, mas a sua geografia está tão diferente que ele e seus amigos imaginam estar em outro planeta.
A civilização humana está nas mãos dos macacos, que passaram a governar o mundo, enquanto os poucos seres humanos que restaram são as feras. Não falam, vivem na floresta e são caçados pelos novos donos do planeta.
Nos momentos finais do filme, o personagem Taylor, ainda ignorando que esta na Terra, pergunta para o Dr. Zaius, um macaco cientista: "porque neste planeta o macaco evoluiu do homem?"
Dr. Zaius responde: "eu odeio você e a sua raça, porque o homem é uma criatura bélica e destrói tudo que está ao seu redor, até ele mesmo!"
Trazendo este diálogo para os dias de hoje, podemos observar a verdade contida neste filme. Focando apenas a questão da água potável, segundo a ONU até 2025, duas em cada três pessoas irão sofrer com a escassez de água.
Neste momento milhões de pessoas em diversos países sofrem com a falta de água para o consumo.  Conforme pesquisadores 70%  do nosso planeta é constituído de água, mas apenas 3% é doce e, desse total, muito desta água está subterrânea. O Brasil possui a maior parte do potencial de água doce da superfície terrestre, sendo que grande parte está na Amazônia. O desmatamento sem controle, a poluição constante, o uso inadequado do solo e outras formas inconscientes do mau uso do planeta confirma a teoria do macaco (Dr. Zaius): o homem destrói tudo que está ao seu redor!
O problema de escassez de água no Brasil já é algo concreto. Além da tradicional seca nordestina, a região sudeste vive hoje em alerta máximo para a falta de água. A população de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro  e Espírito Santo já dormem e acordam com o fantasma da seca. Um problema que se bem avaliado nos leva até a falta de educação popular e consequentemente aos homens e mulheres que detém o poder de legislar.
Infelizmente se analisarmos com cuidado e calma, chegaremos até o Mensalão e a Operação Lava Jato, onde desvio de dinheiro que poderia ser usado para obras de saneamento, melhoria da educação popular, maiores cuidados com a saúde e higiene da população foram desviados para contas particulares. A morte do rio Tietê e da baía de Guanabara, são questões claras da falta de ética dos nossos políticos. A seca do nordeste já elegeu muitos presidentes no Brasil e ainda continuará a ser usada como local de voto útil.
Infelizmente, a pequena (grande) quantidade de água doce que existe em solo brasileiro está ameaçada pela ganância de alguns homens e mulheres que estão contribuindo para a destruição do planeta Terra.
Os problemas atuais do Brasil, terão consequências muito maiores do que podemos imaginar. Não se trata apenas de uma situação endêmica, é algo epidêmico e consequentemente poderá chegar a ser pandêmico.
Edison Borba
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário