domingo, 30 de agosto de 2015

O SALVADOR DA PÁTRIA.

Em 1989, a figura de Sassá Mutema, personagem da novela o Salvador da Pátria, tornou-se famoso. Todas as noites o Brasil, parava diante das telinhas dos televisores para assisitir o ator Lima Duarte dar vida a um personagem que marcou época numa ÉPOCA em que o Brasil voltava a experimentar a sensação de VOLTAR às urnas.
Uma frase do personagem Sassá foi bastante emblemática, quando ao ser chamado de "Salvador da Pátria", ele diz para o povo que o aclama: "uma pátria que se preza, que tem a sua dignidade não precisa de salvadores, quem salva a pátria é o povo".
Após 26 anos da exibição do folhetim, o Salvador da Pátria, a frase dita pelo personagem se faz necessária, e talvez pudesse ser resgatada para fazer com que nós brasileiros possamos evitar que pretensos salvadores da pátria retornem e RETOMEM o poder.
O Brasil já passou pelas mãos de diversos salvadores, de todos os tipos, cores, uniformes e partidos. Todos prometeram uma Pátria forte, rica e democrática onde TODOS os seus cidadãos teriam os mesmos direitos. O tempo passou, o Brasil experimetou regimes ALIMENTARES distintos em cada REGIME que o regeu. Feijão, arroz,  batata, fubá e farinha para o povo, e caviar regado a vinhos e champanhe para os donos do poder
Cansados de seguirem salvadores, no masculino, a população, mudou o sexo de seu heroil elegendo uma salvadora.  Após quatro anos envolvendo os eleitores num manto de santidade, a salvadora conseguiu a renovação de seu contrato por mais quatro anos. Infelizmente, para  tal faceta, ela apelou para a mentira e prometeu  que todos seriam salvos da miséria, do desemprego, do analfabetismo e que das torneiras jorrraria leite e, o mel estaria  em todas as mesas de TODAS as famílias,
independentes de classe social e de região, o Brasil, FINALMENTE, seria um só,  forte e com a bandeira verde, amarelo, azul e branco cobrindo todo o território nacional.
Porém, apenas um manto vermelho da cor de sangue envolveu o país de norte a sul e de leste a oeste, causando divisão  entre os CIDADÃOS, não uma divisão política partidária, como acontece entre as torcidas de times de futebol. O ódio foi disseminado de tal forma, que o Brasil está sendo dividido sutilmente pelas mãos hábeis de manipuladores.
Aos poucos está sendo revelado que a camapanha da salvadora foi pautada em mentiras, muitas mentiras e comprometimentos de tal forma que ela foi obrigada a dividir o poder em pedaços partidários (vejam o número de ministérios).
Nós, os eleitores compramos gatos por lebres e agora estamos pagando um alto preço pela ingenuidade que tivemos ao acreditarmos em fadas.
A nossa história ainda terá muitos capítulos e esperamos que haja um final feliz, e que a população possa colocar em prática as palavras do Sassá Mutema, no último capítulo da novela: " 
 
 "UMA PÁTRIA QUE SE PREZA, QUE TEM A SUA DIGNIDADE NÃO PRECISA DE SALVADORES, QUEM SALVA A  PÁTRIA É O POVO!" 
 
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário