segunda-feira, 31 de agosto de 2015

VOCÊ É MONOFÓBICO?

Uma pesquisa recente  diagnosticou na sociedade moderna, uma nova fobia, trata-se da NOMOFOBIA, consequência do ritmo  de vida atribulado deste século, que é o desconforto, angústia ou medo de ficar incapacitado de comunicação através de aparelhos celulares ou computadores.
O simples fato de pensar em ficar sem celular, por furto, roubo, perda ou sem bateria, crédito ou mesmo cobertura, causa um quadro clínico, cujos sintomas são: suor frio, falta de ar, angústia e sensações semelhantes à da síndrome do pânico.
Os nomofóbicos, em sua maioria, não desligam seus aparelhos celulares. Vivem em tensão de perder contato com amigos e parentes. A ansiedade é uma condição constante levando-os a manter seus aparelhos ligados em cinemas, teatros, shows, enterros, casamentos, atos religiosos causando incômodos sociais.
Algumas vezes colocam sua vida e a de terceiros em risco, quando usam o celular dirigindo veículo. Alguns comprometem seus empregos, por manterem seus aparelhos ligados e atendendo a chamadas ou fazendo ligações em meio ao expediente de trabalho, causando  problemas com seus colegas e até prejuízo a seus empregadores.
Levar os aparelhos para o quarto, e dormir com ele ligado, prejudicando o sono, é uma atitude comum entre os nomofóbicos, fato que  aumenta a sensação de angústia por noites mal dormidas.
Num mundo que se mantém ligado, 24 horas, o medo da solidão aumentou, caminhando na contra-mão do que se imaginava.
Quanto mais a comunicação se moderniza, mais o ser humano tem medo de ficar sozinho, uma contradição ao processo evolutivo da tecnologia e da espécie humana, que passou a conviver com mais uma situação que compromete a sua sobrevivência.
 
O site www.nomophobia.com possui informações para tratamento deste sério problema, dando dicas para os nomofóbicos.
Edison Borba

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto , a pergunta que não quer calar.... , já desligou seu celular hoje?
    rsssssssssss......
    LUIZ MAYNART CORRÊA.

    ResponderExcluir