domingo, 23 de agosto de 2015

ESPELHO, ESPELHO MEU ...


Diariamente, quando acordo e olho minha imagem no espelho, penso na responsabilidade que devo ter comigo, isto é, sou responsável por um corpo, uma vida que me foi concedida, por um tempo, que não sei determinar matematicamente. Lembro também, do que aprendi por vários veículos, que sou a imagem de Deus, sou uma criatura vivente e que, como tal, devo cuidar-me e também de todos os seres vivos da Terra e do meio ambiente em que estou inserido.


Quanta responsabilidade para um ser humano!

Mas, se soubermos dosar as tarefas e não exagerar em nenhuma delas, tudo poderá ser realizado, sem que tenhamos desgastes além dos esperados. Porém, muitas vezes exagero em algumas atitudes e vou além, muito além do que deveria. Nos cuidados ao meu corpo, manter minha saúde seria simples seu eu não cometesse exageros no comer e beber e para eliminar os excessos corro, malho e faço dietas, provocando no meu corpo reações além do que ele pode aguentar. O mesmo ocorre no quesito higiene, onde o abuso de produtos que garantem que vou rejuvenescer e ficar "bonito" levam-me a uma intoxicação constante, mas não para aqui meus abusos de mim. Durmo tarde, trabalho bastante e busco divertimento, que não me divertem, apenas desgastam meu organismo, mas que me garantem uma falsa felicidade, que se reflete nas minhas olheiras e no rosto cansado que tento esconder com cremes e mais cremes milagrosos.


Mas, a vida moderna é assim, é o que digo diariamente para mim, reforçando o que as propagandas e anúncios empurram por minha goela. Tenho três celulares, um telefone fixo, dois emails, twiter, blog, facebook e muito mais, para manter-me conectado com o mundo. Falo com mil pessoas diariamente, mas volto para casa sozinho e sozinho respondo e respondo virtualmente as mil mensagens de amigos, que não conheço e os que conheço, faz tempo que não abraço.


Mas, a vida moderna é assim, quem não está conectado está fora do mercado. Que mercado? Êta dúvida cruel! Sigo em frente, vou na massa, seguindo no meio do povo, para não ficar para trás.


Seguindo o quê? Seguindo quem?

Mais um dia passou, mais uma vez olho-me no meu espelho,  companheiro que sem medo de magoar-me, mostra claramente a minha cara, o meu corpo, e como está a minha vida.

Neste momento lembro que meu corpo é um templo, onde deve haver a presença de Deus. Mas minha agenda tem muitos compromissos e não há tempo para reflexões. Mais uma vez vou adiar este encontro comigo para conversar (comigo) sobre o tipo de vida estou levando ou estão levando-me.

Amigos, desculpem-me interromper o texto, porém um dos meus celulares está tocando e há vários e-mails para responder e meu grupo do what está aguardando a minha mensagem diária.
Nos vemos por aí! Quem sabe entre uma mensagem e outra nos esbarramos pessoalmente para darmos um forte abraço.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário