sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?

Quando a Senhora Dilma foi eleita em seu primeiro mandato, surgiu a polêmica quanto ao tratamento que seria dado e ela: Presidente ou Presidenta?
Diversos estudiosos da Língua Portuguesa, especialistas em Gramática, pesquisadores em Linguística e demais cultores da língua pátria analisaram e discutiram a questão. Atualmente, a senhora Dilma é indistintamente tratada como Presidenta ou Presidente, dependendo de quem a ela se refere e que tipo de relacionamento o locutor mantém com a Chefe desta Nação.
Porém, neste segundo mandato, surgiu uma outra questão, que não é relacionada ao tratamento linguístico, mas ao exercício do cargo. Nos últimos meses, em que o Brasil mergulhou numa crise política e social, uma dúvida está pairando sobre esta Nação: quem está à frente do Governo é uma Presidenta ou um Presidente?
Esta  questão de gênero tem estado presente nestes últimos dias, pois constantemente um antigo presidente, é visto nas manchetes e ao lado da presidenta tomando atitudes e fazendo pronunciamentos em que nos leva a crer ser ele o Presidente, isto é, ele está no comando.
Possivelmente este Senhor, já está ensaiando a sua volta ao poder, que poderá acontecer no final do presente  mandato da Presidenta, pelo menos é o retrato dela que está na parede do palácio da Alvorada. Esta situação ambígua é preocupante: será que temos uma mulher fazendo figuração no papel principal da democracia brasileira?
O Brasil tem uma Presidenta (mulher) ou um Presidente (homem )?
Creio que esta confusão de papeis é que está deixando o povo atordoado. Passeatas contraditórias acontecem sem que haja uma clara posição popular sobre quem é quem, pessoas exibindo cartazes e faixas em defesa do Presidente misturadas as da Presidenta? Que confusão!
Nunca se falou tanto em democracia,  resolvi buscar no dicionário o verdadeiro significado desta palavra:
Democracia do grego demokratia = governo do povo. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral.
Infelizmente, no Brasil, não há liberdade eleitoral, pois existe a obrigatoriedade de votar, e caso o cidadão não possa comparecer às urnas será punido com multa. Novamente (infelizmente) essa obrigatoriedade permite manipulação, compra de votos e até outras ilegalidades que sabemos existir. Quanto ao governo ser do povo, ledo engano, o povo brasileiro tem sido figurante e manipulado pela centena de políticos e seus assessores que formam uma quadrilha, que em algumas cidades funciona em linha dura ou uma ditadura coberta com o manto da democracia.
Os direitos do povo são atendidos conforme os interesses de cada político e de seus partidos. Temos uma democracia repartida, dividida onde a manipulação é visivelmente ativa.
E assim caminha a humanidade brasileira, em passos de formiga e sem direção, sem saber quem é o "dono" desta Pátria: será uma Presidenta um Presidente ou ... ???
Edison Borba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário