quinta-feira, 6 de agosto de 2015

DÚVIDAS DE UM EDUCADOR

A divulgação da relação das Unidades de Ensino e o desempenho de seus alunos nas provas do ENEM, não trouxe grandes surpresas quanto à desigualdade que ainda existe  entre  os  estudantes  das escolas públicas quando comparados com os que estudam nos estabelecimentos privados.
Importante lembrar, que estamos num País que fala a mesma língua e que por Leis Educacionais, as propostas pedagógicas são as mesmas em todo território nacional. Isso significa que existe um currículo mínimo que obrigatoriamente precisa ser cumprido em todas as regiões brasileiras, por todas as escolas sejam mantidas pelo governo ou particulares. 
Outra questão que também deve ser lembrada é que vários professores atuam em unidades de ensino pertencentes às duas categorias. Portanto, o profissional da educação, deve fazer o seu trabalho, procurando manter a mesma qualidade, quanto as metodologias em sala de aula. Um professor de Geografia tem trabalhar Geografia, o de Biologia, Biologia e assim sucessivamente em obediência a todas as regras e planejamentos oriundos do MEC, SEE e SME.
 
Por que a diferença no aproveitamento dos estudantes?
 
Infelizmente, não existe por parte dos "DONOS" das escolas públicas nenhum interesse em tratar bem os seus "CLIENTES", que por falta de opção são obrigados e aceitar o que de pior lhes é oferecido. Os destaques, quando surgem, são unicamente pelo trabalho de Gestores, Professores e Funcionários que lutando contra a maré, conseguem tirar leite de pedra.
O bom na rede pública escolar infelizmente é a EXCEÇÃO, que a mídia publica como propaganda eleitoral, como se toda a rede funcionasse  daquela forma.
Estudei em escolas da rede pública e como professor, atuei mais de 40 anos, nesta mesma rede no  Rio de Janeiro e durante todos estes anos acompanhei e vivi a decadência do ensino público.
Por outro lado, tive e tenho o prazer de conviver com Professores heróis, com alunos de excelência, com Gestores capazes de transformar escolas em ambientes agradáveis, apesar de todas as dificuldades que têm que enfrentar.
Sabemos que o ENEM não é a única forma de medir o preparo dos nossos alunos, que inclui além de conteúdo, a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e obrigações para com a sua Pátria e neste quesito, os que precisam trabalhar e estudar nas escolas da rede pública brasileira, aprendem na pele o que não se deve fazer com um povo trabalhador.
Edison Borba - Professor desde 1968 (ainda trabalhando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário