quinta-feira, 20 de novembro de 2014

HEROISMO ou MASOQUISMO?

Geralmente, pede-se uma nova dose quando o aperitivo agrada. Nos auditórios, o bis faz a alegria dos atores ou cantores, indicando que o espetáculo agradou.
O ser humano sente prazer em repetir, bisar, ver de novo ou até fazer novamente aquilo que lhe proporcionou prazer. Porém, prazer é algo complexo, os masoquistas quando encontram um sádico, complementam-se em prazeres que para os que não fazem parte deste tipo de grupo, é simplesmente um horror.
Neste campo, existe uma diversidade bastante ampla, aquilo que não é bom para um é a delícia do outro. Seguindo neste raciocínio, chegamos à conclusão universal: “o que seria do verde se todos só gostassem do amarelo”.
Todas estas questões brotaram na minha cabeça após as eleições presidenciais no Brasil. O que levou a Presidente Dilma, pedir nova dose, dar um bis, ser novamente presidente por mais quatro anos?
                                      Será algum tipo de masoquismo?
Será um ato de heroísmo, lutar e vencer aqueles que prejudicaram seu governo?
Drama de consciência? Consertar o que fez de errado?
Teria sido muito mais cômodo para ela e seus partidários, deixar a bomba explodir nas mãos do adversário. E como existem artefatos explosivos: bombas, granadas, torpedos, napalm e até as fabricadas em casa como coquetel molotov,  para explodir no Brasil. Tudo isso e o céu também,  está pipocando diariamente no país.
Com grande estrondo explodiu a bomba da Petrobrás e outras já estão com seus pavios acesos.
Novamente volta a questionar a decisão de ter o governo brasileiro por mais quatro anos:
Vaidade? Pressão partidária? Masoquismo? Patriotismo? Distração? Querer ver o circo pegar fogo? Inocência?  
Continuo com a minha preocupação, já manifestada em outro artigo, quando sua foto demonstrando cansaço estampou a capa de uma revista. A impressão que tenho é que ela está fazendo um enorme esforço para  manter-se em pé. Sua postura está cada vez mais rígida, sua face contraída e ela ainda não assumiu o novo mandato.
Que tipo de prazer está movendo esta senhora, que está caminhando para a fogueira, tal qual Joana D’Arc?
Será que ela  acredita que renovando os móveis do Palácio e fazendo uma nova pintura nas paredes, tudo ficará novo. O problema é que não adianta trocar as cadeiras, quando as bundas são as mesmas.
De qualquer forma, como brasileiro, espero que esses novos quatro anos de mandato, possam fazê-la se redimir dos inúmeros erros cometidos na primeira fase. Tomara que ela consiga cercar-se de novos “companheiros” que sejam realmente éticos e que colaborem para desencalhar a canoa que está fazendo marola no meio do oceano.
Boa sorte Brasil!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário