segunda-feira, 17 de novembro de 2014

LIVROS QUEIMADOS / LIVROS ABANDONADOS

     “UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS” – Monteiro Lobato
O mundo moderno vive extasiado diante de tanta tecnologia, que diariamente surge no mercado. Infelizmente esquecemos que os criadores de tantos objetos revolucionários estudaram e buscaram conhecimentos nas páginas dos livros. O amor à leitura, em livros, tem sido negligenciado aos mais jovens, por seus familiares e professores. Estamos criando uma geração alheia à boa leitura. Quando é chegada a hora do vestibular, uma lista de obras é indicada e muitas vezes lidas,  não por prazer, mas por obrigação escolar.
Até hoje, nos horrorizamos com a queima de livros promovida pelos nazistas, no início da segunda guerra mundial. Na fogueira dos  seguidores de Hitler, não foram livros que arderam  mas, ideias, pensamentos e liberdade de expressão.
Naquele momento, o povo perdia a possibilidade de comparação e reflexão sobre os  pensamentos dos diferentes escritores.
No Brasil, queimamos livros quando não incentivamos nossas crianças e jovens ao hábito da boa leitura e literalmente, quando abandonamos as poucas bibliotecas que existem no país.
Nossas bibliotecas vivem no abandono sem  cuidados de manutenção do prédio e do acervo e não atrai  frequentadores.
O excesso de tecnologia  ocupou as nossas mãos, nas quais os livros não são mais acariciados. A falta de incentivo à leitura, o descaso das autoridades pelas bibliotecas, a pobre programação das emissoras de televisão, são desestímulos ao prazer de ler.
Além de tudo isto, é comum encontrarmos livros abandonados e jogados em lixeiras. 
Há poucos dias, o sargento Figueira, do 12º BPM de Niterói, cidade do RJ, que encontrou  1216 exemplares de livros didáticos (alguns ainda embalados) comprados pelo Governo Federal, abandonados num terreno baldio do bairro  Pendotiba.
Seguindo a pista do crime, o policial viu o primeiro exemplar, depois outro e mais outro. E assim, seguindo o rastro, chegou a um lugar de difícil acesso, chamado Vila Progresso, e lá estava uma biblioteca abandonada, perdida no lixo. Os livros foram apreendidos e levados para a delegacia.
Este não é um fato isolado, sabemos que em todo o país, diariamente centenas de livros são destruídos por diversos fatores ambientais como insetos, umidade, problemas de conservação e principalmente pelo descaso das autoridades.
Não encontramos em nenhum projeto dos atuais governos empossados  referência às bibliotecas. Nenhum candidato foi visto com um livro nas mãos ou visitando algum lugar de leitura.
Queimamos milhares de livros anualmente no Brasil!
Ao lembrarmos o pensamento de  Monteiro Lobato: “Um país de faz com livros e homens”, ficamos apreensivos com o futuro do Brasil.
Edison Borba





Nenhum comentário:

Postar um comentário