sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SERIA CÔMICO SE ...

A novela Império, exibida por uma importante emissora de televisão brasileira, tem proporcionado aos telespectadores, bons momentos de dramaturgia.
Os folhetins exibidos em capítulos diários, por vários meses, sempre tem altos e baixos, isto é, bons e maus capítulos e também bons e maus atores. E muitas vezes, bons atores tendo que trabalhar um texto de pouca qualidade e vice versa. Mesmo com todas essas situações, as novelas de televisão são bons entretenimentos.
Especificamente em Império, dois personagens proporcionam momentos de risos, apesar de tratarem de assunto sério:  Zezé Polessa, como Magnólia e Tato Gabus Mendes, como Severo.
Este casal,  propiciam-nos risos ao tratarem seus filhos de forma absolutamente perversa e policialmente séria. A exploração sexual da família de forma grotesca é uma realidade que infelizmente existe em nossa sociedade nas mais diferentes classes sociais.
A  filha, de quem recolhem a mesada que ela obtém da relação com um homem muito mais velho que ela, é exploração sexual cruel. Quanto ao filho, às orientações para  conseguir dinheiro, chegam a ser grotescas. O autor tem conduzido bem este grupo de personagens, dando ao telespectador momentos de riso misturados com indignação.
O casal rouba o jornal dos vizinhos, dão golpes na praça, exploram sexualmente os filhos além de outras tantas maracutaias.
Suas falas referentes à sociedade trabalhadora,  fazem-nos rir, mas é sem dúvida uma denúncia, contra indivíduos que se apresentam como seres humanos, mas que merecem no final da trama, um sério castigo. Apesar das novelas serem obras, criadas pela imaginação de escritores, é sempre importante que elas sejam usadas, quando possível, para denunciar e mostrar que a Lei, deve existir mesmo na ficção.
A excelente Glória Peres, tem sido um bom exemplo, quando em seus textos, ela trabalha  denunciando situações sérias da nossa sociedade, e punindo aqueles que descumprem as regras sociais.
No caso de Magnólia e Severo da novela Império, espera-se que o casal seja punido por todas as maldades que eles aprontam na história, encobertos pelo bom humor do texto.
Dar a eles um castigo sério será lembrar a alguns pais e mães que existem regras e leis que punem todos os que exploram sexualmente seus filhos e que subtrair o jornal de um vizinho é crime que não deve ser estimulado e sim punido.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário