segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

AMIZADE

O mês de dezembro, o décimo segundo do ano, tem um significado nas nossas vidas, diferente dos outros onze. Ele marca o fechamento de um ciclo, o final de um ano, o término de um período.
É o tempo de fazer um balanço da vida, analisar o que foi bom e o que não funcionou. Por ser o mês do Natal, é também em dezembro, que muito se fala em amizade e amigos.
Por curiosidade procurei a origem da palavra amizade, nos dicionários e encontrei o seguinte: ela se origina do latim “amicitia”, que por sua vez deve ter sua origem na palavra “amicus”, que significa amigo. Alguns etimologistas acreditam que sua raiz  provavelmente está no verbo latino amare,  amor.
Portanto, o mês de dezembro tem tudo a ver com a palavra amizade, este sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.  
Quem se liga a outro por esses laços, é chamado de amigo, que o poeta aconselha seja guardado do lado esquerdo do peito dentro do coração e debaixo de sete chaves.
Amigo é mais que irmão! Apesar de existir irmão que é amigo.
Amigo é aquele com quem podemos contar em bons tempos ou em tempos ruins. Racha um pastel, deixando a azeitona do nosso lado. Atura nossas manias e chatices, sem nos cobrar mudanças, e nos tira de encrencas. Está por perto nos momentos de riso e nas horas de dor e sofrimento. Chega silencioso e nos ouve com paciência quando estamos apaixonados, e queremos dividir a  felicidade, repleta de historinhas, cuja graça só existe para nós.
É capaz de aturar calmamente  nossos lamentos quando o desamor bate à nossa porta, sabendo que em breve teremos mais uma recaída, assim que passar a mágoa da paixão perdida. Com ele conseguimos ficar em silêncio, ouvir música, ver televisão, jogar dominó, rir pelo prazer de rir, não importando o motivo. Segura a nossa mão quando estamos com medo. Nos entende apenas com o olhar. Tem o abraço mais aconchegante do mundo. É capaz de conseguir aquele xarope quando estamos com tosse. Aconselhar um chá para a nossa dor de cabeça. Tem a chave da nossa porta e da nossa vida.
É capaz de ouvir pacientemente, lamentações telefônicas até altas horas. Caminhar num shopping às vésperas do Natal, para satisfazer nossos caprichos. Sabe indicar o melhor carpinteiro, pintor, bombeiro, médico, dentista além de outros profissionais, porque somente um grande amigo possui um caderninho repleto de endereços que inclui até aquela cartomante vidente que traz a pessoa amada em três dias.
Para ele não devolvemos os livros emprestados, nem os CD’s e muito menos os DV’s, só para ficarmos com um pouquinho dele em nossa casa. É prazeroso sabermos que aquele objeto é do nosso amigo que, mesmo distante, aquece o nosso coração. Somente um verdadeiro amigo é capaz de vibrar com nossas vitórias e sofrer com nossas perdas. É alguém que entrelaça a sua vida na nossa vida, anos e anos e quando damos conta, percebemos, que sem ele jamais teríamos conseguido resolver metade dos nossos problemas.
Amigos são para sempre. Somente a amizade se eterniza, seguindo com a alma, sobrevivendo à morte para além da vida.  
Neste final de mais um ano, quero agradecer a todos os meus amigos, pela paciência e carinho. Sem vocês eu estaria completamente perdido! 
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário