domingo, 6 de dezembro de 2015

MARÍLIA PERA - A ESTRELA

Marília Pera, foi uma das mais completas atrizes do Brasil. Não sei quantas vezes fui ao teatro para vê-la em incríveis apresentações.
O espetáculo Elas por Ela, no qual ela homenageia diversas cantoras brasileiras, eu assisti  no Rio de Janeiro, pelo menos umas três vezes, além de tê-lo visto em São Paulo e Brasília.
Mas, além das suas representações, eu tenho lembranças da Marília, por alguns fatos, que  marcaram minha ida ao teatro. Foram situações que não estavam no texto e que a grande Dama da dramaturgia soube contornar com elegância.
Uma delas aconteceu no Teatro João Caetano, a peça Brincando em Cima Daquilo. Domingo, espetáculo das 18 horas, casa lotada. Em virtude da demora para a peça começar, o público iniciou palmas de protesto. E foi nesta hora que Marília brilhou aparecendo no palco e pedindo para a plateia ter calma, pois ainda havia muita gente na fila tentando comprar ingresso, que já haviam se esgotado. Ela combinou com o público, pedindo permissão, para a venda ingressos, permitindo que esses fãs sentassem na escadas do teatro. O público aceitou a proposta e enquanto a bilheteria terminava a venda, ela – Marília Pera – manteve-se em cena conversando com a plateia, presenteando a todos com um espetáculo inesquecível.
Nos tempos da ditadura, fui duas vezes ao teatro para assistir, “Apareceu a Margarida”, uma comédia cujo texto fazia o público refletir sobre a situação política do país. Numa das vezes a polícia se fez presente, interrompendo o espetáculo. Marília, com a sua inteligência e talento, manteve a plateia tranquila não deixando que houvesse problemas com seus fãs.
Durante as apresentações da peça, em que ela interpretou Dalva de Oliveira, houve problemas com a sua voz, interrompendo a temporada. Na ocasião espalhou-se um boato que a sua saúde tinha sido prejudicada pelo espírito da cantora Dalva. Eu tive o privilégio de estar no teatro na primeira apresentação após o período em que a peça esteve suspensa. Para surpresa de todos, no início do espetáculo, Marília fez questão de esclarecer que ela sofreu uma crise de faringite e que estava tudo bem, e que a Dalva não lhe causou nenhum problema. Essa atitude de Marília levou a plateia a aplaudir de pé.
Mais recentemente, no Teatro Net Rio, em Copacabana, no espetáculo em que ela apresentou um repertório com músicas de Herivelto Martins, mais uma situação inusitada. Ao final, quando Marília voltou à cena para um bis, as luzes do Teatro se apagaram. Ela maravilhosamente, cantou a capela e no escuro, provando que uma estrela brilha em qualquer ambiente.

Marília atuando como Carmem Miranda, Maria Callas ou a prostituta do filme Pixote ou a Darlene, de Pé Na Cova, sempre garantiu um excelente espetáculo. No show em homenagem a Roberto Carlos, sua interpretação emocionou a plateia. Talvez o momento mais brilhante foi a sua apresentação.
Por estes e muitos outros motivos, que Marília Pera será sempre inesquecível!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário