quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

RECEBENDO O NOVO ANO.

Roupa branca, sete ondas, velas,  uvas, lentilhas, incenso, rezas a tantos outros artifícios para o início de um novo ano.
Flores, promessas, abraços, beijos, tilintar de taças, fogos de artifício tudo para atrair a sorte e receber o novo tempo.
E assim vai ser à zero hora do dia 31 de dezembro de 2015, como foi em outros trinta e um de outros dezembros de muitos outros anos que já se foram e se perderam no lixo, para onde foram jogados os velhos calendários e agendas.
Promessas, juras e desejos serão feitos e depois quebrados. Ao acordarmos no primeiro dia do ano novo, perceberemos que nada mudou. A nossa cama, o lençol, a fronha, a casa e seus habitantes estarão lá da mesma forma que estavam no dia 31 de dezembro.
Onde estarão as mudanças? Como ficarão as promessas para o tempo que começa?
A roupa branca, as lentilhas, as uvas e tudo mais se perderão se dentro de cada um de nós nada mudar. Não adianta pedir e não reagir!
Refletir, refazer, perdoar, reorganizar, partilhar e ser capaz de reconhecer que o mundo só irá mudar quando cada pessoa mudar, é o que poderá fazer o sonho se realizar.
Portanto, mude!
Mudanças não precisam de data marcada e nem de rituais para acontecer. É preciso que haja decisão firme e consciência de que não somos os donos da verdade.
A noite do último dia de um ano é igual às outras. A diferença está na agenda e nos calendários, o resto continuará a acontecer exatamente como em outros anos: carnaval, semana santa, feriado do dia do trabalho, dia das mães e dos pais até chegar um próximo Natal e novamente um 31 de dezembro, do ano de 2016.
Cada um de nós, escreverá a sua própria história com perdas e ganhos, a única diferença estará nas mudanças que conseguiremos realizar em nosso coração. Chorar, sorrir, cantar além de outras reações, acontecerão em 2016. Porém, o importante são os motivos das lágrimas e risos.
Buscar em cada dia mais conhecimento, principalmente do nosso próprio ser. Reconhecer-se em qualidades e defeitos, em fracassos e vitórias, ser capaz de perceber que, muitas vezes o sofrimento, nada mais é do que o fruto que estamos colhendo das nossas ações.
                                                                                Mude!
 
O mundo que nós idealizamos está no coração de cada ser humano.  Enquanto estivermos presos a antigos conceitos e preconceitos. Enquanto o culpado for o outro. Enquanto persistirmos nos antigos erros, estaremos recebendo um novo ano com os antigos comportamentos, portanto, se queremos realmente um novo tempo, comecemos a mudança em nossos corações, agora, neste momento, antes da meia noite!
Mude!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário