segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

BRASIL! MINHA PÁTRIA QUERIDA!

Querida Pátria, amada minha, como te amo! És filha de um pai português que aqui chegou, aportou e ficou. Sua mãe veio d’África, trazida em porões de navios junto com meus irmãos.
Oh! Pátria querida, tens solo fértil, onde em se plantando tudo florescerá! Às vezes querida pátria tenho vontade de acalentá-la em meu colo e acariciá-la como a uma filha. Minha filha! Mas tu és minha mãe! Aqui fui parido por vente de mulher brasileira, que também aqui foi gerada.
Pisei em teu solo, pés descalços, ao sabor dos ventos, que trazem o gorjeio dos pássaros para encantar-me entre os sons de tão melodiosa sinfonia.
 
Sou português africano, sou índio sul americano! Sou brasileiro aguerrido! Sou do sul e do sudeste, sou do norte sou nordeste. Sou totalmente brasileiro de norte a sul leste oeste!
Pátria querida pátria! Gostaria de ser mais forte para te proteger dos maus e dos males. Daqueles que te ferem e sangram. Queimam teu solo e florestas. Sufocam teus rios e lagoas, assoreando tuas águas dizimando sem pena, centenas e milhares de vidas.
Brasil, minha Terra! Tens o canto cristalino do sabiá e o mistério do uirapuru. Tens vitória régia, que passeia pela Amazônia, encantando o pescador. Suas orquídeas se espalham e se multiplicam em flores, minha Pátria adorada és o melhor dos amores.
Sou encantado pela Terra de Santa Cruz! Absolutamente apaixonado por suas curvas litorâneas, pela brancura de suas areias, que formam belas praias. Mas, as curvas de seus rios também me deixam apaixonado. Amo sentir o frescor de suas cachoeiras, cascatas e fontes, e me perder em sonhos, vendo o sol se escondendo no horizonte.
Fostes um dia chamada de Ilha de Vera Cruz, talvez por suas águas, tantas águas! Doces e salgadas, que te cercam, cruzam e banham numa riqueza de gotas que mais se parecem pérolas ou quem sabe diamantes.
Minha Terra querida, és religiosamente mística e sua fé grandiosa. Aqui tocam os atabaques, saudando os orixás, mas também se ouvem rezas contadas em terços e rosários, por mãos dos trabalhadores. Em todo o seu território, minha querida Pátria, tens na Bíblia, suas leis.
Todos os teus filhos, acreditam na paz e no universal amor. Eles cantam hinos, fazem louvores, oram e rezam com fervor para um só Deus.
Pátria amada lusamente africana, em suas veias também corre sangue Tupi, Guarani e Tamoio e de muitas outras nações. Somos produto de um amor sem preconceitos, que germinou e se espalhou florescendo nesta tão imensa Terra.
Querida Pátria! Como te amo!
Não estou suportando a dor de te ver sofrendo, secando, murchando por mãos tão desumanas. Quero te ver florescendo; todo o teu solo verdejando e seus pássaros cantando, avisando para o mundo, que o gigante adormecido está acordado.
Meu Brasil querido, é por te amar tanto, que as vezes falo muito, reclamo, grito e choro. Faço isso por você! Por te adorar! Oh, Pátria amada, não te quero ver sofrer, te quero ver renascer mostrando para o mundo, como tu és uma grande e imensa potência.
Tu és o Brasil, minha Terra! Minha querida Pátria!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário