segunda-feira, 2 de setembro de 2019

GRATIDÃO - NÃO É APENAS UMA PALAVRA!

Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2019.
Queridos amigos, estou chegando da BIENAL DE LIVROS, onde participei através do lançamento de um novo livro. Não é a primeira vez que vou a uma Bienal de Livros. Como  professor, muitas vezes fui acompanhado por meus alunos e como escritor essa é a terceira vez. Apesar de ser da área de Ciências Naturais e Biologia, sempre busquei incentivar minha garotada o prazer de ler e de escrever. Quanto a mim, desde que me reconheço, gosto de escrever. Apesar de nunca ter sido aluno de excelência, minhas redações eram consideradas boas. Tive o privilégio de ser aluno do Professor Evanildo Bechara, no curso científico do Colégio Dois de Dezembro, no final dos anos 50. Ele nos estimulava  escrever  e  ler em voz alta as redações, que, sempre ganhavam elogios, apesar das correções. Agradeço a ele  e a todos os professores, que me ajudaram a perder o medo de ler em voz alta. Como bancário, vivia escrevendo versinhos para meus companheiros de trabalho e quando terminei o Curso de História Natural, na UGF, escrevi um "versinho" para cada colega de turma. Agradeço a Josefa Esther, a Jô, colega de turma, tê-los guardado e muitos anos depois, me presenteado  com uma cópia,  No meu livro de poesias PELE, coloquei alguns desses versinhos. Porém, foi através do carinho de Maria Teresa Moreira, que tive a coragem de publicar, junto com ela, meu primeiro livro DOIS EM CRISE, em 2010.
Estar na Livraria Blooks, ao lado de Maria Teresa, autografando,  foi ao mesmo tempo um momento feliz, porém de muitos questionamentos sobre estar naquele lugar.
Ainda incentivado por ela, ousei publicar outros livros. Se de um lado havia a Teresa e outros amigos que me estimulavam, alguns apontando caminhos, do outro lado tive que enfrentar desencantos. Pessoas que sutilmente, faziam críticas mordazes, mesmo antes de ter lido o que eu havia escrito. Nestes momentos eu tive vontade de desistir. Porém sou um "cara" de fé! sou filho de trabalhadores, "seu" Oswaldo, o açougueiro e a Zefa, dona de casa e lavadeira. 
Foi assim que o menino nascido em Inhaúma, perseverou! Lutou! E usou uma observação de seu sobrinho neto Fabiano - "tio você é um aprendiz, continue, vai firme, não desista", disse ele numa linguagem de jovens. Eu, até hoje continuo num processo de aprendizagem, mais do que escrever, aprender a viver. 
Sem perceber, Fabiano,  empurrou-me  para frente!
Hoje, 2019, após vários livros publicados preciso agradecer a todos que me incentivaram. Colegas e alunos dos colégios onde lecionei como o CEJK e CEHL. Gente amiga, que muito colaboraram para que eu pudesse seguir sem medo e procurando sempre me aprimorar, melhorar, crescer e amadurecer. 
Agradeço ao amigo Márcio Paschoal, pelas orientações recebidas, sempre adoçadas com um cafezinho com canela. E a todos que não me poupam elogios, algumas vezes até exagerados, mas que me fazem feliz. Agradeço também os que tentaram me fazer desistir dos meus sonhos, criticando apenas por criticar, sem nada de bom acrescentar à minha vida. Eles alimentaram a minha fé e a minha força!
Especificamente, este ano, agradeço ao amigo Luiz Claudio, da Pod Editora, pelo carinho com que me recebeu em sua Oficina, orientando-me e valorizando os meus escritos, através da produção 
de cada livro que publiquei em sua Editora. Obrigado Claudio! Outros agradecimentos estão espalhados pelos livros que publiquei. Em cada um deles há palavras de amor e carinho para muita gente querida.
Sou um "escrivinhador"! Sou um sonhador! Sou e serei sempre um eterno aprendiz! Sou um defensor do estímulo à leitura! Nosso povo precisa ler! Ler! Ler!  A liberdade de um povo também se faz através da leitura. Obrigado meu Senhor Deus! Obrigado por não me deixar perder a fé que trago em mim
!
Gratidão é a palavra que eu quero deixar gravada no coração de todos os meus amigos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário