sábado, 7 de setembro de 2019

MINHA QUERIDA PÁTRIA

(por) Edison Borba



Eu, ainda fico bastante emocionado quando ouço o Hino Nacional Brasileiro. A primeira vez que ouvi nosso Hino, conscientemente, foi no pátio da Escola Municipal Barão de Macaúbas, em Inhaúma. Era o meu primeiro ano escolar e lembro das professoras de pé frente às suas turmas. Não sei localizar, a data, mas o fato ainda está em minha memória. Antes de irmos ao pátio, minha professora nos explicou o que era aquela "música" que deveria ser ouvida e cantada com muito respeito. Por sermos da turma da primeira série, nós apenas ouviríamos, ainda não sabíamos a letra, porém o valor dos versos foi passado para nós alunos, com muito carinho. Lembro das bandeiras que alguns alunos carregavam, mais tarde fiquei sabendo que eram alunos estudiosos e de boas notas e comportamento exemplar, por isso eles podiam fazer parte da "guarda" das bandeiras. Sonhei um dia poder ser um daqueles alunos, mas ...
O tempo passou e uma centena de vezes ouvi e cantei o Hino Nacional Brasileiro em diversas situações, e a emoção sempre foi a mesma. Hoje, dia 7 de setembro, ao ouvir o nosso Hino, emocionei-me e questionei-me sobre a importância da sua representatividade para a nossa Pátria e chorei, não apenas pela emoção de ouvir o nosso Hino, mas de saber existem brasileiros capazes de cantá-lo apesar da traição e corrupção em que estão envolvidos. Como é possível ser capaz de aviltar a Pátria e conseguir exibir o rosto (até parecendo emocionado) estando envolvido em falcatruas, que violentam a própria Pátria. 
Hoje, mais uma vez chorei ao ouvir o nosso Hino, porém minhas lágrimas representaram meu amor ao Brasil e a minha indignação de infelizmente, presenciar com tristeza que algumas bocas deveriam estar fechadas, porque não são dignas de pronunciar uma sequer palavra do Hino Nacional Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário