terça-feira, 3 de setembro de 2019

TENHO AUTORIDADE (sobre mim mesmo?)

(por)  Edison Borba

Exercer autoridade com violência, mandar e exigir que as ordens sejam cumpridas é uma forma fascinante de viver, que algumas pessoas, amam exercer. Estabelecer regras (para os outros cumprirem). Dar ordens (para os outros aceitarem). Exigir tarefas (para os outros fazerem). Ser durão! Não admitir falhas! Gritar e ameaçar exigindo que tudo seja feito rigorosamente conforme o estabelecido pelas regras, muitas vezes criadas pelo próprio "feitor" que usando de sua "autoridade" aproveita para "colocar" cada um em seu "devido lugar" é, talvez, muito fácil para algumas pessoas. Porém, virando a roda em sentido contrário, pergunta-se: o autoritário é capaz de exercer a sua autoridade com ele mesmo? Ele executa perfeitamente bem tudo o que exige dos outros? Ele cumpre corretamente as ordens que ele mesmo estabelece? Ele não se admite falhando? Ele será capaz de chicotear seu próprio corpo quando assim for necessário, segundo as suas próprias crenças? Ter autoridade sobre os outros pode ser muito fácil, mas exercer autoridade sobre si mesmo é algo dificílimo em qualquer circunstância. Eu, algumas vezes me surpreendo não conseguindo me fazer cumprir regras que só me fariam bem, até para a saúde fisiológica, como diminuir a quantidade de doces na minha dieta! Falar é fácil, mandar é mais fácil ainda, mas ter autoridade sobre si mesmo é que é difícil!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário