sábado, 4 de janeiro de 2014

A FORÇA DAS PALAVRAS

        Cuidado com o que falas, as palavras uma vez pronunciadas, jamais serão apagadas. Trata-se de um fenômeno sonoro estudado pela Física. Os sons que saem das nossas bocas provocam vibrações no ar causando alterações moleculares irreversíveis. As palavras possuem forças bombásticas. Elas podem apaziguar, acalmar, acalentar ou explodirem como bombas, causando estragos astronômicos. Portanto cuidemos de nossas bocas e do que emitimos como palavras.
Existe um dito popular “quem canta ora duas vezes”, talvez seja porque há cantares cujas letras e melodias, são suaves e contêm mensagens de amor e paz. Esse tipo de canto tem a força de oração nos aproximando de Deus. Cantar e falar são dons divinos, que nem sempre sabemos usar.
Os dicionários de todos os idiomas estão repletos de palavras boas, lindas, tristes, malditas e maléficas. Cabe a nós escolhermos quais as que irão compor o nosso vocabulário. Uma palavra “mal dita” pode se transformar em atos “mauditos” capaz de causar problemas sérios, destruir lares, humilhar pessoas, matar sonhos e outros males. Porém, palavras “bem ditas” transformam-se em “benditas” ações capazes de transformarem vidas, salvar pessoas, unir amigos, findar uma guerra e outros tantos bens humanos.
Palavras não são meros vocábulos que servem para identificar objetos, informar ou classificar emoções; palavras são forças!
Houve grandes oradores na humanidade que usaram o poder da palavra para causar guerras, tumultuar povos, induzir à criminalidade. Foram homens que usaram o dom da fala para destruir, matar, atrelar milhares de seres humanos através dos seus discursos e torná-los prisioneiros de suas ideias. Porém, existiram outros grandes homens que usaram o seu dom para unir e promover a paz. Líderes que lutaram sem armas, apenas com as “orações” para iluminar a vida na terra.
Dois tipos de homens que usando do poder da palavra, conduziram pessoas para o mal ou para o bem, assim somos nós, que diariamente através da força do nosso discurso, salvamos ou matamos.
É uma questão de escolha!  
             Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário