quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MULHERES PODEROSAS / HOMENS "FROXOS" & CIA

        O novelão “Amor à Vida”, bem no estilo mexicano, está chegando ao seu final. O núcleo do mal começa a sofrer as consequências de suas ações e o núcleo do bem, inicia a sua corrida para o altar e outras benesses de final de novela.
Apesar de um enredo complicado, exageradamente dramático em algumas cenas  e repleto de situações cômicas, este folhetim se caracterizou por grupos interessantes. A maioria dos personagens masculinos  composta por homens fracos, dominados por mulheres fortes e no meio desta contenda, os gays, que a princípio foram caricaturados, como quase sempre, estes personagens são apresentados ao público. Porém, com o desenrolar da trama, este grupo manteve a audiência da história, dando novas nuances aos sentimentos e amores, colocando a questão  sexual num segundo plano. O autor da novela trouxe um olhar sério, onde o amor, a traição e a organização familiar apresentaram relevos bem construídos.
As mulheres poderosas se destacaram no mando das relações, acompanhadas por “frágeis” companheiros, tão fracos que podemos chamá-los “froxos”.
Neide, mãe da jovem autista, manda no marido e no filho.
Os casais moderninhos, os que fizeram “troca troca”, são as duas mulheres que comandam as ações, em todos os sentidos.
O personagem Cesar é o maior de todos, apesar de ser um garanhão, suas mulheres o fizeram de bobo, podendo ser considerado o maior de todos.
A enfermeira Perséfone, agora uma quase ninfomaníaca, comanda a vida de mais dois.
O Thales da “fantasminha” é um assumido paspalho nas mãos da impiedosa namorada.
Ainda podemos destacar o Atílio, o Denizard, o Ignácio, o Carlito e o Bruno  formando uma grande lista que pode acrescida do Ninho, este último ganhando o prêmio “froxo” chorão.
Entre todos esses projetos masculinos e mulheres poderosas, o grupo gay cresceu durante a trama, se humanizou e tomou conta do espetáculo.
A “novelona” quase mudou de título, passando a  ser “As aventuras de Félix e sua parceira Marcia”, grande destaque para Elizabeth Savalla.
Nesta reta final, o contorno da história, mudou; Paloma e Bruno, que deveriam conquistar o público, não conseguiram empatia. Interpretações fracas que não convenceram. Um romance sem açúcar e sem emoções. Uma situação inédita surgiu, o público acompanha um triângulo amoroso masculino. Portanto, cabe aos escritores do folhetim, conseguirem um final feliz, com o mais novo e romântico par.
Quem fica com quem e como será o desfecho?
Haverá o tão esperado beijo?
Esperamos que haja um final que premie os atores pelas interpretações.
Que o público também seja surpreendido por um final feliz.
Será que a emissora terá coragem?
Vamos testar como estamos em relação aos preconceitos?
Os idosos, os obesos, os gays, os portadores de necessidades especiais e muitos outros grupos aguardam uma resposta!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário