quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

DISNEYLÂNDIA & CRACOLÂNDIA

         Em todo o mundo, crianças, jovens e até adultos, sonham em poder visitar o mundo encantado, a terra da fantasia, onde as casas são de chocolate e as fadas aparecem com suas varinhas mágicas para atender aos pedidos de todos. Duendes fazem travessuras nos jardins e a alegria é sempre constante. Peter Pan, Branca de Neve, Cinderela, Príncipes e Princesas, passeiam pelas ruas coloridas junto com Rapunzel e Alice, sem dúvida é o  mundo das maravilhas.
O tempo passou e outra cidade surgiu conhecida como Cracolândia, ela também é uma terra da fantasia. Habitada por monstros, bruxas, ratos e insetos que se misturam com os seus habitantes cambaleantes, desnutridos, maltrapilhos e desnorteados, mergulhados num mundo de loucuras, caminham perdidos pelas ruas onde o lixo se acumula. Entorpecidos pela fumaça mágica de cachimbos, essas criaturas estão perdidas. Não possuem nome, dignidade, vontade própria, tudo o que fazem é comandado pelo feitiço do brilho e do cheiro das ervas usadas para alimentar seus delírios.
Em êxtase, têm pequenos lapsos e visões, onde são reis, rainhas, fortes e poderosos, porém numa fração de segundos o encantamento desaparece e o habitante da terra maldita mergulha num estado de apatia.
Visitar a Disneylândia ou viver na Cracolândia, são  situações paradoxalmente semelhantes. As duas cidades são mágicas, elas oferecem um mergulho na felicidade. Encontrar o ratinho Michey ou conviver com ratazanas, encontrar príncipes e princesas e sentir-se como tal são os atrativos que aguçam o desejo daqueles que sonham em sair da rotina e ser feliz, nem que seja por um pequeno tempo. A diferença está no tempo de validade do passaporte, numa das cidades o tempo de visita é limitado, apenas alguns dias de felicidade e brincadeiras e logo tudo termina e voltamos para o mundo real. Na outra o passaporte é só de ida. Não há como sair e voltar para casa. O sonho inicial transforma-se em pesadelo e o turista recebe um carimbo de viciado, sua ficha irá para o arquivo dos drogados. Sua sina será vagar pelos becos e ruas e pagar um alto preço para manter seus “sonhos”.
Duas cidades povoadas por seres humanos que buscam a felicidade.
Vivemos na busca desse tal sentimento, que “dizem” ser um estado inexplicável. Onde encontrá-lo? Talvez ele exista em nós mesmos e quando saímos para procurá-lo, ele se afasta, se distancia como uma forma de fazer com que possamos perceber que a felicidade está agora neste momento, dentro do coração de cada ser humano, é só dar oportunidade para que ele se manifeste.
Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário