sábado, 25 de janeiro de 2014

RIO 40 GRAUS

                  “Rio 40 graus / Cidade maravilha / Purgatório da beleza / E do caos”
                                                    Fernanda Abreu
O Rio de Janeiro está vivendo dias com uma temperatura em torno de 40 graus centígrados. Apesar das praias lotadas, a maioria da população sofre com a baixa umidade do ar e do sol implacável. Em alguns locais a sensação térmica passa dos 40. Água, sorvetes, refrigerantes, óculos escuros, bonés, “sombrinhas” (outro nome do guarda-chuva) e tudo o que for possível para amenizar tanto calor. Protetor solar, cremes e mais o que estiver à disposição (inclusive financeira) está sendo procurado para melhorar às condições de sobrevivência. O calor é tanto, que “é possível fritar um ovo no asfalto”.
Diante de uma situação calamitosa como essa, é que percebemos que a nossa cidade perdeu o seu verde. Nossas amigas árvores, envelhecidas, tombaram sob a força dos temporais, ou então atacadas por cupins, tiveram que ser sacrificadas. O plantio de novas espécies, não é proporcional às perdas. Atualmente, ruas e avenidas inteiras não possuem uma árvore. O maravilhoso Parque do Flamengo sofre anualmente com a derrubada das amigas verdes. E dessa forma, a Cidade maravilhosa, se transforma no purgatório da beleza, do calor e do caos.
Que o verão de 2014, possa servir de alerta, para que todos os que amam o Rio, voltem seus olhos para o verde. A propaganda “enganosa” que os meios de comunicação fazem, enaltecendo o calor e estimulando o povo a procurar as praias, poderia se voltar para o perigo dos raios solares e para a devastação da nossa flora.
Em poucos anos, a cidade maravilhosa, em continuando nesse regime acelerado de derrubada das árvores, se transformará num grande forno. Mesmo com a presença do mar, as maravilhas do Rio estarão fadadas a esturricarem sob os raios do implacável sol. Impossível, não perceber que a falta do verde é um dos fatores do aumento do desconforto. É possível encontrarmos pessoas tentando proteção sob a fina sombra dos postes. Seria “engraçado” se não fosse sério.
O acelerado crescimento de prédios e da população, a ganância desmedida de empresários, que desmatam sob a bandeira do progresso, a excessiva produção de lixo que não recebe tratamento adequado, são fatores, que colaboram para o aumento do desconforto nos dias de calor. O tão alardeado verão carioca, poderá se transformar num caldeirão, no qual nossos descendentes irão cozinhar seus sonhos.
Nossa flora pede socorro! Plantemos árvores! Queremos uma cidade verde! O tempo não para, é urgente que algo seja feito!
Amamos a cidade do Rio de Janeiro e queremos que ela continue Maravilhosa!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário