quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

DENÚNCIAS CANTADAS

           Na década de 50, as composições para o carnaval traziam em suas letras, malícias e protestos. É dessa década uma marchinha que tinha  a seguinte letra: “ ... Rio de Janeiro, cidade que me seduz, de dia falta água e de noite falta luz” ...
Após mais de sessenta anos da população da cidade e do estado do Rio de Janeiro, ter cantado essa marchinha carnavalesca, os problemas continuam.
O verão deste ano está com temperaturas que ultrapassam os 39 graus, com sensação térmica bem acima dos 45 graus. Mergulhados nessa forte massa de calor, os problemas cantados nos anos cinquenta, voltaram a ocorrer: falta  água e luz em diversos bairros e municípios. O Rio de Janeiro está fervendo!
Denúncias, protestos e passeatas estão acontecendo diariamente. A população reclama das dificuldades para sobreviver nesse calvário de calor sem as condições básicas para viver – água e luz. Os péssimos serviços prestados aos usuários não foram alteradas em todo esse tempo, nem as mazelas sociais, apenas as aparências mudaram, mas a essência é a mesma. O sofrimento é o mesmo. Os desmandos são os mesmos.
Neste momento, a situação atinge as zonas norte, sul e oeste, ou seja, houve uma democratização dos problemas que atinge a todas as classes sociais.
Acredito que as marchinhas dos carnavais dos anos cinquenta, faria grande sucesso neste ano, infelizmente a famosa Emilinha Borba, já não poderá cantar “Tomara que Chova”.
Tomara que chova,
Três dias sem parar

A minha grande mágoa
É lá em casa não ter água
E eu preciso me lavar

De promessa eu ando cheia
Quando conto a minha vida ninguém quer acreditar
Trabalho não me cansa
O que me cansa é pensar
Que lá em casa não tem água nem pra cozinhar

É difícil acreditarmos que esta letra foi escrita há tantos anos e continua atual.

            Edison Borba

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário