terça-feira, 23 de agosto de 2016

ESPORTE / EDUCAÇÃO





Após vários dias de jogos, através dos quais atletas de diversos países, competiram de forma ética na busca do melhor desempenho e até para receber uma medalha, que segundo a origem das Olimpíadas não é o que mais deveria importar, nós educadores, precisamos avaliar o que de importante as Olimpíadas deveriam ter provocado em nosso País.

O esporte, seja ele qual for, é uma atividade sociológica, na medida em que envolve grupos de pessoas. Também é ético, porque tem regras que devem ser seguidas e neste caso o respeito vai além das “regras” é o respeito ao outro competidor, que não é um inimigo, portanto a questão educacional aparece nos abraços, na colaboração, na união de todos, mesmo os que pertencem ao grupo oposto.

Caso o nosso foco seja quantitativo em relação ao número de medalhas conseguidas, estaremos mergulhando na área da política social. Por que tal país ganhou mais ouro? Por que uma outra nação nada conseguiu? Como funciona o investimento na educação dos países que mais subiu aos pódios?

Se quisermos aproveitar os Jogos Olímpicos como material educacional, precisamos desviar o foco das medalhas, do seu quantitativo e dos seus valores (ouro – prata – bronze) e focarmos nas pessoas. Qual o estado emocional de um competidor, que chega para os jogos, sabendo de antemão, que a sua preparação está aquém do esperado para este tipo de evento? Como levar o nosso aluno a não desistir antes de tentar?

Acredito, que no Brasil, ainda não aprendemos a valorizar os nossos atletas (como seres humanos); os melhores estão sempre acima da linha do Equador.

Nossos poucos medalhistas (colocando as medalhas como elemento de comparação) são esquecidos rapidamente, enquanto supervalorizamos os atletas de outros países ou então “jogadores” de futebol, que eu particularmente nos os coloco nesta relação de atletas olímpicos.

Enquanto a nossa sensibilidade, e a dos nossos governantes, estiver apontando para outros universos, nada ou quase nada em relação à educação, a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil terá beneficiado a vida dos nossos educandos.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário