segunda-feira, 29 de agosto de 2016

HUMILDADE


 
É comum ouvirmos e até afirmarmos a humildade como sendo uma das nossas características. Mas, o que vem a ser humildade? Qual o significado desta palavra?
Humildade tem origem latina “humus” = “terra” – aquele que tem os pés no chão. Era usada na antiguidade para definir os trabalhadores do campo, daí a expressão humilde – aqueles que trabalham descalços, com o pés no chão. O humilde é aquele que reconhece e respeita suas origens.
A partir desta constatação, vamos f...
azer (auto/análise) e tentar nos encaixar no quesito humildade. Importante lembrar que ser humilde, não é ser cabisbaixo, obediente e não defender seus direitos. Esta não é uma atitude de humildade, talvez seja de submissão!
Outra observação importante, está relacionada na tal da “falsa modéstia”. Quem procede desta forma está errando o caminho. Seria de bom alvitre consultar um terapeuta!
Ser humilde é fazer o bem sem olhar a quem, é doar-se sem nada pedir em troca, é viver a “graça” de “graça” sem pensar em receber, é não ser indiferente às violências do mundo. É ser convidado e se fazer presente sem fazer presença. É ensinar e dar sem humilhar. É convidar sem esperar retorno.
Depois desta leitura, numa escala de cinco a dez, que nota você receberia?
Eu confesso que não atingi o grau máximo. Ainda preciso praticar muito!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário