domingo, 28 de setembro de 2014

A VITÓRIA DE NOITE E NEBLINA

“Noite e Neblina” é um dos mais fantásticos e importantes documentários da história do cinema mundial.  Alain Resnais, foi primoroso ao levar para as telas de cinema um dos mais trágicos  momentos da história  da humanidade: os campos de concentração  construídos pelos nazistas durante a segunda guerra mundial.

“Vitória” é uma novela da TV Record, escrita por Cristiane Fridman, que está sendo exibida desde junho de 2014, tratando do delicado assunto: neonazismo.

Tanto o filme quanto a novela tratam de um assunto que não pode ser esquecido, a discriminação que continua a ser um grave e grande problema mundial. Milhões de vidas foram ceifadas pelos nazistas. Infelizmente este assunto não está encerrado,  sobrevive no século XXI. Células neonazistas,  trabalham na clandestinidade, usando a mesma ideologia hitlerista há mais de sessenta anos.

Alain Resnais, usando de grande sensibilidade, leva-nos a percorrer os campos de concentração, construídos em lugares bucólicos especificamente para a destruição de vidas, não apenas pela morte, mas pelas diversas formas de mutilar, humilhar e destruir pessoas.

Cristiane Fridman, através da novela “Vitória”, chama a atenção do telespectador para o perigo da existência de grupos neonazistas, em sua maioria de jovens de classe média e cultura universitária que praticam insanidades a favor da tragédia conhecida como preconceito.

A obra de Alain Resnais, “Noite e Neblina” deveria ser obrigatoriamente exibida nas escolas,  universidades além de ocupar salas de cinema como um alerta de algo que não está totalmente e definitivamente extirpado da alma humana.

Nos capítulos da novela “Vitória” é possível  ter-se  noção da crueldade com que os simpatizantes do nazismo tratam pessoas que eles julgam, conforme as regras criadas por Hitler,  inferiores, no mundo atual.

NOITE E NEBLINA e VITÓRIA, duas obras escritas em tempos diferentes, mas que alertam para um dos mais graves problemas da humanidade: o preconceito!

Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário