sábado, 20 de setembro de 2014

UM GOLPE DO DESTINO

Este é o nome de um filme estrelado por William Hurt, que encarna o personagem de um médico bem sucedido, famoso, rico e arrogante. Um Golpe do Destino, conta a história deste médico, que ao descobrir ter um câncer na garganta, passa da posição de médico para a de paciente.
Seria interessante que as Universidades, adotassem como parte do currículo da área biomédica, assistir, analisar, refletir e discutir o conteúdo desta história. Encontramos no texto, o famoso pensamento “ponha-se no lugar do outro”.
Estamos vivendo um momento de crise na saúde do Brasil, além da má qualidade dos prédios hospitalares, clínicas decadentes e o perigo de contaminação em cada consultório ou sala de cirurgia, há também a falta de humanidade. Ao dar entrada num hospital o doente perde a identidade e se transforma apenas em um número.
William Hurt, vivendo o personagem do Doutor Jack McKee, dá uma aula de interpretação e de emoção, ao passar da condição de médico para a de paciente.
Recomendo este filme para todos os que trabalham ou pretendem atuar na área da saúde. Um bom presente para os vestibulandos que estão sonhando com uma carreira nesta área.
Humanização talvez seja a grande mensagem deste filme.
NAS LOCADORAS:
FILME: UM GOLPE DO DESTINO (The Doctor), com William Hurt. Produção americana / 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário